Site da 813

Desde 2000 dedicado à transmissão AM QRO

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Acoplador em T para 1,5kW - PY2NY

E-mail Imprimir PDF

A alguns meses atrás, em conversa com o Vitor PY2NY, o qual lamentava os problemas de faiscamento nas chaves de seu acoplador MFJ962C (Versa Tuner III), iniciamos um projeto para construção de um acoplador mais "parrudo" para poder acoplar a Slooper de 80/160m ao seu linear Alpha91B.

O desafio era grande, pois seu "linearzinho" coloca lá pelos 1,5kW de RF para a antena com facilidade. O material e a construção tinham que permitir este nível de potência em regime de operação de conteste (várias dezenas de QSOs / hora) em CW e SSB. Ainda bem que não era para AM!!!

Surgiu então a idéia de utilizar como base uma sucata de acoplador recebida como presente do Nelson PY2NVD em uma de minhas visitas a seu shack em Limeira - SP.

Acoplador_001Na foto abaixo é possível ver o acoplador como recebí do Nelson, a caixa de construção bastante robusta, a barra de cobre no fundo interligando os conectores coaxiais de entrada e saída e o indutor variável "Roller" com contador de voltas Veeder, além de parte do circuito de medição de SWR.

 Nestas últimas semanas, com a preparação da estação PY2NY para o concurso CQWW CW 2008, depois de enrolar muito para terminar o acoplador, tive que agilizar o projeto! Fixei os variáveis com isolantes de porcelana e parafusos de latão com arruelas de borracha, liguei os conectores de entrada e saída diretamente aos variáveis e levei até a PY2NY para um teste.

Os testes preliminares mostraram ser possível acoplar a Slooper com zero de SWR em 80m e praticamente zero em 160m, mas mostrando que faltava um pouco de capacitância no variável de saída... Nas outras bandas de 40 a 10m foi possível reduzir a estacionária praticamente a zero com folga nos ajustes.

Acoplador_002Para operação era necessário também instalar uma chave para by-pass do acoplador quando este não fosse necessário.

Este é o acoplador após a remontagem. Os capacitores variáveis foram retirados de um equipamento militar de dois canais da PEB (TR-06-01-B), assim com os knobs graduados com manípulo em baquelite. O indutor variável foi mantido, provavelmente também sucata de equipamento militar, com um contador de voltas da Veeder. O instrumento para medição de SWR/PWR foi retirado do já aposentado MFJ962C, com a devida autorização do Vitor!

Uma chave de 3 posições de fabricação Russa, com pastilhas de porcelana e contatos banhados a prata foi utilizada para comutação, onde a primeira posição é "By-pass", a segunda posição é com o acoplador inserido no circuito e a terceira posição o acoplador continua no circuito, mas com um capacitor cerâmico "doorknob" de 470pF/16kV/3kVA inserido em paralelo com o capacitor de saída do circuito em T.

Acoplador_003Esta modificação foi para manter a alta tensão sobre o capacitor cerâmico e utilizar somente parte do variável para ajuste da saída, conseguindo melhores resultados no acoplamento de antenas em 160m. Nesta foto dá para ver a placa do detector de SWR/PWR instalado no conector de entrada de RF e as fitas de cobre prateadas utilizadas para conexão entre os componentes. Algumas fitas de cobre estanhadas já existiam no acoplador e não foram substituídas.

Em série com a bobina variável existem algumas espiras fixas para evitar que se coloque em curto a linha de RF entre os dois capacitores (a "perna" do T) ao se levar o "roller" até o final.

A chave de 6 pólos, 3 posições foi montada com elementos em paralelo para aumentar a capacidade de condução de RF de seus contatos, ficando com 3 pólos, 3 posições.

Acoplador_004

Uma extensão em latão leva o eixo da chave até o frontal do painel. Para evitar a eletrocussão do feliz operador, isoladores de porcelana foram instalados entre o eixo dos variáveis (vivo com RF) e o eixo para os knobs.

O acabamento do painel não está pronto e, devido as modificacões inseridas, será necessário fazer uma máscara frontal com o devido silk-screen indicando os controles.

Como a operação do Vitor no CQWW CW 2008 acabou sendo transferida de PY2NY para PS2T em Araraquara não foi possível testar o acoplador nas rais condições de operação, mas com certeza nos próximos contestes faremos a "prova de fogo"!

Após a publicação deste artigo, no final de semana de 6 e 7/12 houve o conteste da ARRL 160m, com a possibilidade de operação a partir de PY2NY com o acoplador, como descrito nos comentários do Vitor, logo abaixo.

VEstacao_PY2NY_Dez_2008eja a foto do acoplador instalado na estação PY2NY. Acima dele o linear ACOM 1010 que substituiu o Alpha91B durante seus reparos. A esquerda os dois Yaesu FT1000 e demais acessórios para operação da estação com dois rádios (SO2R) e comando do rotor. A direita um (clássico) medidor de potência direta e refletida Drake W-4 para 2kW. Clique na imagem para abrir uma figura em alta resolução (>2MB).

Grato Vitor pelos testes! O próximo passo agora é confeccionar o painel frontal...

Abaixo o diagrama do acoplador depois de montado:

 antena_tuner.pdf  214.05 Kb

 

Comentários  

 
# Visitante 09-12-2008 20:06
:whistle: Dei uma de mané, e contei com a ajuda do Marcínio para melhorar as condiçoes do Antenna Tuner. Ele usou o instrumento medidor de um velho MFJ e a primeira experiência interessante foi no ARRL 160m CW Contest. Participei timidamente mas pela primeira vez na vida usei 400/500w em 160m graças ao PU2MAS. Marcínio também tem me ajudado na melhora de projeto do Alpha 91B. Grato Marcínio !!!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Visitante 12-12-2008 05:01
Por favor tienes esquema de los componenters del acoplador,me gustaria poder verlos para construir uno
Un saludo
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Visitante 23-12-2008 07:00
Hola Alfredo!
Acabo de disponibilizar o esquema do acoplador, um esboço feito a mão. Desejo sucesso na construção!
Marcinio - PU2MAS
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Visitante 11-08-2009 08:52
grato pelo esquema do acoplador. vou monta um.. fort 73 pt2jml
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Visitante 31-08-2009 12:02
Uma pergunta: porque os capacitores variáveis e o roller inductor estão isolados da caixa? Não deveria aterrar?
Qual é o motivo do capacitor doorknob de 240pf?
obrigado
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Visitante 31-08-2009 12:35
Olá Antonio!
Os capacitores são isolados do chassis sim, pois são conectados em SÉRIE no circuito. Por favor verifique o diagrama disponível para download no artigo. O motivo do capacitor doorknob extra é aumentar a capacitância do variável de saída para poder atingir o acoplamento necessário na banda de 160m.
Forte 73! Marcinio
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Alexandre 23-06-2011 22:06
Amigo, gostei muito do seu acoplador, há possibilidadede se fazer os capacitores variáveis e o roller de forma artesanal?
Responder | Responder com citação | Citar
 
Banner

Usuários Online

Nós temos 181 visitantes online

Estatísticas

Membros : 4
Conteúdo : 368
Links da Web : 38
Visualizações de Conteúdo : 13959060

Direitos autorais

Copyright © 2017 813am.qsl.br. Todos os direitos reservados.
Designed by JoomlArt.com.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.
Você Está Aqui