Programa para Cálculo de Circuitos em PI

E-mail Imprimir PDF

Programa para cálculo de circuitos de saída em PI, elaborado por Jim Hawkins, WA2WHV, baseado nas equações de Elmer (W5FD) Wingfield's publicadas no ARRL Handbook de 1996.

  pi.zip 8.11 Kb

Comentários  

# Visitante 09-09-2009 09:35
O programa parece bom, mas tenho dúvidas quanto a certos valores.

Como descubro o Z(OHMZ) da placa, seria pegar a capacitância de saída da válvula e fazer o cálculo na frequência que vou usar e ver quanto dá em homs?

O que significa Q0, Q1, Q2 ?

Abraço
Leandro
Responder | Responder com citação | Citar

# Visitante 09-09-2009 10:01
Leandro, o programa foi escrito pelo Jim Hawins baseado nas fórmulas do ARRL handbook 1996 conforme informado no programa. Seria interessante que vc verificasse o handbook para entender melhor como o programa funciona.
Para encontrar a impedância de placa CC ou Z de placa de estágios de saída Classe C você deve dividir a tensão de placa pelo dobro da corrente de placa: Zp = Vp/(2*Ip).
Os valores de Q são os fatores de mérito das bobinas. Normalmente para circuitos em PI para RF classe C um fator Q de 12 é utilizado.
Responder | Responder com citação | Citar

# Visitante 09-09-2009 19:34

Boa noite!
Caro amigo, ainda tenho dúvidas referente ao circuito tanque se possível os colegas poderiam me auxiliar?
O caro Marcinio, respondeu minha pergunta quanto ao cálculo da impedância de saída que seria ZP= VP/2.IP então temos:
Dados da válvula que estou usando
Vp= 6500V
Ip= 2,6A
Então cheguei ao valor de ZP= 1250R, mas aí surgiu várias dúvidas:
1 – Sendo a impedância de placa da válvula 1250R, para que eu tenha a máxima intensidade de sinal sobre o C1, posso afirmar que o XC de C1 deve apresentar 1250R na freqüência em que vou trabalhar?
2 – Com relação ao capacitor CB, costumo deixar um valor de 1nf pois apresenta um baixo XC na freqüência que trabalho pois a função do mesmo ao meu ver é não deixar a componente DC dissipar sobre a antena, essas afirmações seriam corretas?
3 – A função do indutor L e C2 é ressonar na freqüência de trabalho que se encontra sobre C1 e entregar na saída efetuando o casamento de impedância com a antena?
4 – Sendo a impedância da placa 1250R, qual valor XL devo dar ao R.F.C na freqüência de trabalho, já li alguns artigos que dizem que a reatância indutiva de R.F.C deve ser 4 vezes maior que a impedância de placa, isso seria correto?
5 – Essa talvez seja uma das piores dúvidas, já lidei com algumas saídas de baixa potência em RF onde fui incrementando aqui e ali até chegar no ponto desejado, mas quando falamos de um circuito tanque desse porte, precisamos ter certeza de valor es dos componentes. Como calcular a potência que irá passar em C1, C2 e CB e assim dimensionar os componentes?
6 – Após descobrir através de cálculos a potência que passa pelos circuitos da saída, como proceder na escolha do capacitor? Como saberei que o capacitor suportará a potência que passa por ele?

Obs: Caso os colegas queiram efetuar cálculos, a freqüência de trabalho poderia ser por exemplo 100MHz. Peço perdão por tantas dúvidas.Parabéns pelo site, estão sempre prontos a nos ajudar, acredito que essas dúvidas podem ajudar outros técnicos

Obrigado
Leandro
Responder | Responder com citação | Citar

# Visitante 09-09-2009 20:25
Leandro, acho que vc está um tanto afoito para o QRO... Um nível de potência deste não será acoplado com um simples PI calculado em algum programinha de Internet... Sinto muito... Este é um problema de engenharia um tanto complexo. Se pensa em montar alguma coisa assim por hobby, minha sugestão é mudar de idéia... Se for profissionalmente, minhs sugestão é contactar uma empresa especializada para auxiliá-lo.
Marcinio
Responder | Responder com citação | Citar

Banner

Usuários Online

Nós temos 199 visitantes online

Estatísticas

Membros : 4
Conteúdo : 368
Links da Web : 38
Visualizações de Conteúdo : 13959111