Transmissor Assadeira IV

E-mail Imprimir PDF

Este é o quarto transmissor montado em assadeira de alumínio (fôrma de bolo).
O circuito do modulador é composto de uma 12AX7 como pré amplificadora de microfone, uma 12AU7 como inversora de fase e duas 6V6 na saída de áudio. O transformador de modulação foi retirado de um equipamento de VHF-AM aeronáutico, originalmente utilizado para modular uma 832.

AssadeiraIV001.JPG

AssadeiraIV002.JPG

AssadeiraIV003.JPG

AssadeiraIV004.JPG

AssadeiraIV005.JPG

AssadeiraIV006.JPG

AssadeiraIV007.JPG

AssadeiraIV008.JPG

AssadeiraIV009.JPG

AssadeiraIV010.JPG

AssadeiraIV011.JPG

AssadeiraIV012.JPG

AssadeiraIV013.JPG

AssadeiraIV014.JPG

AssadeiraIV015.JPG

AssadeiraIV016.JPG

AssadeiraIV017.JPG

AssadeiraIV018.JPG

AssadeiraIV019.JPG

AssadeiraIV020.JPG

AssadeiraIV021.JPG

AssadeiraIV022.JPG

AssadeiraIV023.JPG

AssadeiraIV024.JPG

AssadeiraIV025.JPG

A etapa de RF possui uma 6AK5W oscilando em circuito Hartley, uma ECL84 com a seção triodo utilizada como separador catodino para o VFO. A seção pentodo da ECL84 é utilizada como primeira excitadora. Um 5763 opera como segunda excitadora para a grade da 12CU6 (12BQ6) na saída de RF. Esta composição de válvulas permite a alteração do circuito para operação em 20m somente com a substituição da bobina de grade da 12CU6.
A potência de saída para antena é de 25 a 30W e o circuito opera com 300VDC de placa, obtidos de um transformador retirado de um tomógrafo Japonês, presente do saudoso PY2AUC! O transformador de filamento foi retirado de um aparelho de TV P&B Philco com secundário de 6,3+6,3V.

Veja os diagramas do transmissor no arquivo PDF abaixo. Devido a extrema falta de tempo, os diagramas foram desenhados a mão e scaneados:

  Assadeira_IV_Diagramas.pdf 1.39 Mb

Comentários  

# Visitante 17-02-2009 05:19
Dá pra usar a forma pra fazer bolo depois??? Huahuahuahuahauahauahuahauahau ahua!!!

Bela montagem Marcínio, estou tbém arriscando fazer uma mais ou menos igual, acho uma idéia muito boa o uso das formas...Quem não gosta muito é a \"chefe\" que vê seus utensílios arriscados a virar equipamento de radioamador...

Abraços amigo...Em breve espero poder conhecê-lo pessoalmente...
Responder | Responder com citação | Citar

# Visitante 19-02-2009 16:11
Olá Paulo!
Grato pelos comentários! Infelizmente se fizer o bolo depois vc vai ter que tirar do meio dos componentes com pinça!!!!
Se precisar de alguma ajuda com componentes ou qualquer coisa pra montar sua assadeira fique a vontade para solicitar.
73!
Responder | Responder com citação | Citar

# Visitante 17-02-2009 08:50
Marcínio, parabéns pelo capricho da montagem do transmissor e pela didática da explanação. Continue sempre assim.
Responder | Responder com citação | Citar

# Visitante 19-02-2009 16:09
Grande Delson! Grato pelos comentários! A brincadeira de montar transmissor em assadeira já rendeu 4 projetos!
E o seu Delson 120, vai sair ou não vai?!?!
Responder | Responder com citação | Citar

# Visitante 19-03-2009 17:47
Olá Marcínio !!

Tenho certeza que muitos radioamadores estão sendo motivados pela sua página e pelas
montagens assim como eu. Parabéns !! 73 de PU5COS
Responder | Responder com citação | Citar

Banner

Usuários Online

Nós temos 793 visitantes online

Estatísticas

Membros : 4
Conteúdo : 366
Links da Web : 38
Visualizações de Conteúdo : 11179977