Site da 813

Desde 2000 dedicado à transmissão AM QRO

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Faixa Nobre "BATIZANDO A COLUNA"

E-mail Imprimir PDF

faixa_nobre_80_40_
N° 001 : : : Atividades de Radioamadores em AM - Bandas de Ondas Tropicais de 80m e  Ondas Curtas de 40m : : :

rst_microfone

 

"BATIZANDO A COLUNA"

 

Depois de anunciada esta coluna a algum tempo atrás, muito tempo se passou até que este primeiro artigo fosse construído. Como alguns já devem ter experimentado em suas vidas, nem sempre o que desejamos se realiza do dia para a noite, mas o desejo fica lá, aguardando até o momento certo de existir. Quantos projetos de transmissores, receptores, conversores, antenas  etc. ainda estão em nossa imaginação esperando para ser realizado, materializado?  "As vezes não importa o tempo, e sim, a realização." Alguns grandes nomes já diziam que o tempo não existe, é tudo fruto da imaginação. A única coisa a fazer na vida é construir coisas que fazem a gente e os outros melhores.

Antigamente, quando a propagação era boa, esta coluna era editada nas páginas da "RST - Rádio Sociedade Técnica" e se chamava - FAIXA NOBRE. Era destinada apenas as atividades em AM na banda de ondas curtas de 40mts (7.150kHz até 7.300kHz). Agora, pela "813-AM", o nome continua o mesmo, mas os 80mts, que parecia esquecido um pouco, volta com força e mostra a sua grandeza neste momento da "crise de propagação". Então, a FAIXA NOBRE reconheçe esta fantástica banda e inicia os trabalhos com 3.5MHz e 7.0MHz. Também podemos observar que é em 80mts que podemos utilizar os nossos QRO´s e sentir a diferença de comportamento que a faixa proporciona.

Antes, reclamávamos pelo pouco espaço para se fazer AM nos 40mts devido a invasão de algumas estações em SSB que não respeitavam o acordo de cavalheiros. Na época eram muitas estações em AM borbulhando desde as 07h00 até as 17h00 dentro do segmento de 7.150 até 7.300kHz. Bons tempos, apesar da disputa com as estações em SSB e Broadcasting.

Depois tivemos uma ótima iniciativa de alguns radioamadores que conseguiram reduzir os conflitos entre os operadores em AM e SSB, através da aprovação junto a Anatel de um plano de organização dos modos dentro das faixas de radioamadores. Foi uma evolução considerável para os todos. Quem não concordar com isso, que observe o resultado obtido nas faixas. As atividades em AM no Brasil estão boas! Temos a QRG organizada, bons operadores e equipamentos. Mesmo que os números de operadores diminuíram, ainda existe qualidade nos QSO´s.  Mais uma boa notícia que tivemos a pouco tempo foi a esperada mudança das broadcasting da banda dos 40mts.

Acredito que temos que comemorar várias conquistas e aproveitar tudo que foi construído até hoje. Dentro destas duas faixas, vamos encontrar motivos para fazermos agradáveis QSO´s sem stress e escutarmos câmbios tranquílos e ao fundo alguns passarinhos ou galos cantando. Qualidade de vida!

A FAIXA NOBRE será um espaço para todos que gostam da modalidade AM (Amplitude Modulada).

No decorrer dos trabalhos, vamos às vezes relembrar de artigos antigos que nos trazem boas recordações.

 

73 a todos!

PY2CWW

 

 

Comentários  

 
# Visitante 18-09-2009 22:26
Já li as matérias seguintes e a Faixa Nobre promete.

Os artigos estão excelentes. Parabéns
Responder | Responder com citação | Citar
 
Banner

Usuários Online

Nós temos 764 visitantes online

Estatísticas

Membros : 4
Conteúdo : 365
Links da Web : 38
Visualizações de Conteúdo : 9661127

Direitos autorais

Copyright © 2017 813am.qsl.br. Todos os direitos reservados.
Designed by JoomlArt.com.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.
Você Está Aqui