Site da 813

Desde 2000 dedicado à transmissão AM QRO

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Faixa Nobre - CRÔNICAS de Paulo, PY2CWS

E-mail Imprimir PDF

faixa_nobre_80_40_
N° 002 : : : Atividades de Radioamadores em AM - Bandas de Ondas Tropicais de 80m e Ondas Curtas de 40m : :

rst_microfone

 

"CRÔNICAS de Paulo, PY2CWS"

 

Recebemos esta colaboração do nosso colega Paulo, PY2CWS, onde o assunto é QRO, 813 etc. Enfim, potência!!! Coisa que interessa a todos que visitam este site. Vamos a história:

 

La pelas bandas de Minas Gerais , no sítio limoeiro, localizado no sopé do morro da trovoada, era de lá que transmitia aquela conhecida "estação tricordiana", que sem fazer cerimônia, sua meia dúzia de "terezonas" (válvulas 813) cravavam mais de 30dB arriba de nove aqui em São Paulo, na banda de 80 metros à tardinha, em amplitude modulada, esbanjando potência.

O colega tinha um CQ interminável e o câmbio então nem se fala, coisa de locutor de rádio de AM, de quem nunca vai perder o trem.
Foi então numa noite chuvosa, que caia lá no morro da trovoada, que o colega disse, como de costume, demoradamente, que teria de sair do ar por causa dos relâmpagos que estavam dando por aqueles rincões. Nem deu tempo dele terminar de falar a palavra "relâmpago", que sua estação saiu do ar instantaneamente. O ponteiro do "S meter" caiu lá para o zero, e foi subindo novamente até atingir o 7 demonstrando quanto tinha de ruído. Entra um colega e diz em tom de preocupação:
- chiii será que o raio caiu na antena do Zé ?
Apreensão geral na freqüência. A rodada acabou logo em seguida.

Na tarde seguinte, beirando lá pelas dezesseis horas encontrei o Zé na banda dos 40 metros fazendo um CQ geral, quando fez standby entrei e contestei seu chamado geral.

Foi aí então que ele informou que o raio havia caído num poste próximo do seu QTH e por sorte a única coisa que foi danificado havia sido o OFV "oscilador de freqüência variável" e que neste exato momento estava usando um cristal para a frequência de 7.280Khz. Começam aparecer vários colegas e entra um e mais um de cada vez e formou-se novamente aquela grande rodada.

Como já era esperado, a portadora da rádio russa começa aparecer e aos poucos a recepção começou ficar difícil para todos. Em poucos minutos a voz do locutor russo toma conta da QRG, o "S meter" do velho Halicrafter bate no final da escala atingindo 60dB.
Intimidados pela forte portadora daquela rádio estatal, resolvemos fazer QSY para a banda dos 80 metros.
Inconformado com a interferência e sem condições de fazer a QSY o Zé resolve disputar a frequência com a rádio russa.
Aperta mais a sintonia das "terezonas" dá mais excitação no drive, abre o áudio do modulador com duas 811 modulando em placa, Começa chamar CQ em cima da broadcast, e da-lhe CQ....e mais CQ.... toca sino, imita burro, e da-lhe CQ e mais CQ, lava a égua fazendo CQ.... e por fim diz:

- É PY4.... das alterosas das Minas Gerais, e vem daí colegas !.
Tirou a transmissão do ar e passou à recepção, Neste exato momento o locutor da estação russa estava acabando de se despedir em clássico espanhol:
- .... buenas noches amigos oyentes , escuche-nos em la banda de 25 metros....

E em seguida saiu do ar, deixando a QRG livre. O Zé de alma lavada, retorna com suas "terezonas" e retruca:

- Uaiii ispanhór, nun agüentô o chêro do pão di quêjo ???, aqui cun nóis é assim, tem café nu bule!, mais si ocê quisé falá cunóis é só pidi opurtunidade, que agente ti escucha...

 

 

 

Comentários  

 
# Visitante 20-10-2009 22:30
Eu tenho a leve impressão que ele está falando do zé airton, de três corações ...será ???
Responder | Responder com citação | Citar
 
Banner

Usuários Online

Nós temos 268 visitantes online

Estatísticas

Membros : 4
Conteúdo : 368
Links da Web : 38
Visualizações de Conteúdo : 12036236

Direitos autorais

Copyright © 2017 813am.qsl.br. Todos os direitos reservados.
Designed by JoomlArt.com.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.
Você Está Aqui