Faixa Nobre - 19/20 Set 2009 "Os 40m estava bom !"

E-mail Imprimir PDF

faixa_nobre_3

N° 004 ::: Atividades de Radioamadores em AM-Bandas de Ondas Tropicais de 80m e Ondas Curtas de 40m :::

rst_microfone80m / 40m - 19 e 20 de Setembro de 2009

Neste final de semana tivemos boas atividades dos AM´s. Em 80m não precisamos nem comentar que a propagação anda proporcionando bons QSOs. É só seguir os padrões dos melhores horários e efetuar o famoso "chamado geral" - CQ 80, CQ80, CQ80 de ...". Não tem erro! Até QSO´s podem ser conseguidos ao meio-dia com bons resultados. Ainda estou me referindo aos 80m. Veja o vídeo no YouTube:

QSO de PY2CWW usando o TX TRANSALIX com o Fáris, PY2WR, em Avaré.

Este QSO foi realizado em 02 de Agosto de 2009 por volta de meio-dia em 3.600kHz. Estava no momento testando o Transalix do Sérgio, PU2MGN, que deixou para conserto.

Atualmente em 80m os melhores horários para QSO´s são: 6h30 até 9h00 e das 16h00 até 19h00. Lógico que sofrem alterações e tem dias que se pode ir até tarde da noite tranquilamente.

Em 40m, no momento de baixas manchas solares, está uma loteria. Neste final de semana, acho que todos ganharam! Tanto os radio escutas como os radioamadores. Boa propagação de manhã e a tarde permitiu alegres atividades na faixa. Estiveram presentes:

Amer, PY2DJW Roberto, PY2RV Orlando, PY2CIF Giroto, PY2GIR

Guilherme, PY2UP Ivan, PY2OQ Facca, PY2QQ Neto, PY2MCK

Carlos, PY2HCD Carlos, PY2BUG

O destaque ficou para o PY5CZ, Cezar de Curitiba - PR, que parece ser um novato no AM. Como não sabemos se ele já fez outros contatos em AM anteriormente, vamos considerar assim por enquanto. Cezar, seja bem vindo ao Clube do AM!

Pessoal, eu dependo de informações de radio escutas para produzir esta matéria. Lógico que estiveram mais operadores nos 40m em AM neste final de semana do que listei acima, então, se alguém quiser colaborar em enviar seus relatórios para o editor, estará ajudando esta coluna.

"TRANSMISSOR MONOVÁLVULAR - EL34"

Outro assunto: Agora sobre um transmissor pequeno e diferente dos que trabalhamos atualmente (que está contrariando as regras dos QRO´s deste site). Não é um QRP conforme os padrões atuais, mas na época era um famoso "Lambari" ou "Piquira", ou até podemos chamar de transmissor "caviar". Já deixo claro, quando estamos na 813-AM, temos que usar as categorias associadas ao regime QRO, então, quando chega um "trequinho" deste, já cai na categoria de QRP, LAMBARI, PIQUIRA ou TX CAVIAR. Bom, depois desta apresentação, vamos ao assunto do tal Lambari: Pessoal, necessitamos (eu e o Jorge, PY5JK) da literatura do "Transmissor Monoválvular" com uma EL34, modulado por um microfone a carvão. Quem puder nos informar onde conseguir a matéria original entre em contato. Parece que foi publicado na antiga QTC da Labre. Talvez nos anos 50. Este que estamos publicando abaixo não é exatamente o original, foi modificado. Gostaríamos de encontrar o artigo que foi desenvolvido pela IBRAPE (Philips).

Será que alguém já modulou com algo parecido ou tem este esquema?

tx_el34_a

tx_el34_b

Agradeçemos pela colaboração.

73

PY2CWW

Comentários  

# Visitante 05-10-2009 17:05
Tenho uma revista da década de 50 que tem um transmissor monovalvular com a EL34 mas vou confirmar. Pelo que lembro não é esquema da Ibrape. Mas também é modulado por um microfone a carvão.

73 PU5COS
Responder | Responder com citação | Citar

# Visitante 14-10-2009 18:41
Gente, depois que o primeirissimo passou a SK (veio da antena pro terra), o shack ficou a bandonado por algum tempo. Quando deu vontade fui procurar as revistas que deveriam estar lá; qual não foi a desagradavel surpresa de vê-las transformadas em pó, pelas traças. Revistas Antenna de 1944 descrevendo o Viajante do Éter, e outros. Dentro de uma delas havia uma folha, publicação da IBRAPE com o título Apresentando a EL 34, que sugeria um Tx como este. Mais tarde, na revista Eléctron n.4 assinado por PY1AAP (Apolon Fanzeres) está o mesmo circuito; só que não aparece a posição de C8 e a posição de C4 é, para mim, duvidosa tal qual a deste circuito. O Tx da revista Eléctron mostra um capacitor de 0,1uF da junção de R3 com R4 para a massa mas, também, não dá caracteristicas do trafo de microfone. Esperando ter ajudado (pelo menos um pouquinho) e no aguardo do circuito original da Ibrape, envio \"radiante\" 73 a todos.
Responder | Responder com citação | Citar

# Visitante 20-10-2009 10:30
José, grato pela ajuda para o nosso amigo Jorge, PY5JK, tentar montar o transmissor. Vou em breve publicar a artigo que envio. 73
Responder | Responder com citação | Citar

# Visitante 11-11-2009 23:48
Tenho uma revista da década de 50 que tem um transmissor monovalvular com a EL34 mas vou confirmar. Pelo que lembro não é esquema da Ibrape. Mas também é modulado por um microfone a carvão.

Oi Randal, vc conseguiu achar a revista? O esquema é diferente deste que foi publicado?

73

Marco PY2CWW
Responder | Responder com citação | Citar

Banner

Usuários Online

Nós temos 393 visitantes online

Estatísticas

Membros : 4
Conteúdo : 368
Links da Web : 38
Visualizações de Conteúdo : 12050579