Transmissor BC Inbelsa 2-813 x 2-813

E-mail Imprimir PDF

No dia 9/11/2009 estive a trabalho em Araras - SP e no final de tarde fui fazer uma visita ao meu amigo Orlando - PY2CIF, que sempre me recebe muito bem em seu shack.

Já tinhamos combinado que eu ajudaria o Sérgio - PU2MGN na recuperação e alteração do transmissor Inbelsa que o Orlando havia cedido para ele a algumas semanas e foi uma boa oportunidade para darmos uma primeira olhada no "bicho" e ver o que seria necessário para as alterações.

A pessoa que disponibilizou o transmissor para o Orlando também conseguiu o manual de usuário e diagrama do transmissor, os quais ajudarão em muito na colocação em funcionamento. O material é muito legal, com excelentes informações. Um verdadeiro achado. 

Faça o download do manual e diagramas no artigo: Manual do Transmissor Inbelsa 250W HOZ-20106/02

 Nesta data fizemos a primeira energização do transmissor depois da limpeza efetuada pelo Sérgio e os filamentos e interlock da alta tensão foram testados, operando 100%.

Para ilustrar a alegria do Sérgio e mostrar para quem gosta destes equipamentos e ainda não teve a oportunidade como são construídos, fiz um pequeno filme com narração do que há dentro do gabinete.

A previsão é colocá-lo em funcionamento na véspera do encontro de 22/11 em Araras.

Pois bem... Em 21/11 voltei a Araras - SP para colocar o Inbelsa em 80m.

Com a ajuda do Sergio e do Orlando alteramos a excitadora para operação em 80m e o equipamento pode ser testado completamente.

Foi muito legal ver o transmissor funcionando novamente, já na banda de amadores de 80m.

Vejam algumas partes dos testes nos vídeos abaixo:

Parte I -Transmissor Inbelsa:

Parte II -Transmissor Inbelsa:

Comentários  

# Visitante 14-11-2009 11:07
Meu, você insiste nesse negócio de brilho azul da 866?
veja estes experimentos: www.dangerouslaboratories.org/.../

De resto, Parabéns ao Sérgio pelo belo xmtr, esse facilmente dá para passar para 500 ou 750 W, igual ao meu Moratinho.

Quando é que vai para o ar?

fte 73 a todos! PY2UP Guilherme
Responder | Responder com citação | Citar

# RANDAL 15-01-2011 10:28
Prezado, como o próprio texto explica a radiação numa 866 é muito menor e sua utilização num transmissor difere muito dos aparatos que utilizam bobina tesla.
Responder | Responder com citação | Citar

# Cassiano - PY3CSM 24-10-2011 19:10
Guilherme, tu fala isso por que tu não viu o que eu e o Marcínio aprontamos neste meio de outubro junto ao Mezzomo!!!!
Depoimentos recentes na zero hora dominical, (tradicional jornal da capital gaucha), relatavam sobre dois elementos incandescêntes à bordo de um C3 atravessando a freeway, rumando para os idos de santa catarina!!!!
Responder | Responder com citação | Citar

# Visitante 14-04-2010 21:28
Hola Sergio, muy lindo el equipo de las dos 813 en audio por las dos 813 en rf, tenes datos constructivos del transformador de modulacion T206 Y del transformador de acoplamiento T205
Gracias y felicitaciones
Responder | Responder com citação | Citar

# Visitante 24-04-2010 16:08
:-) Parabéns por esta conquista!belo equipo e por ter salvado um belicimo transmissor por aqui eu tamben monto os meus transmissores para am e ssb mais sou fá é do am mais uma vez parabéns a todos que participarão desta obra!!!!!!!!!!!!!
Responder | Responder com citação | Citar

# Visitante 10-05-2010 07:27
Citando Miguel Omar Marignac:
Hola Sergio, muy lindo el equipo de las dos 813 en audio por las dos 813 en rf, tenes datos constructivos del transformador de modulacion T206 Y del transformador de acoplamiento T205
Gracias y felicitaciones

Bom dia Miguel, grato pelas palavras. Infelizmente no manual e esquema não consta os dados de construção.
Forte 73!
Responder | Responder com citação | Citar

# Ramón 23-07-2010 04:52
Muito interessante! Me fez lembrar um dos primeiros
trabalhos,quando comecei trabalhar na CESP,para os
estrangeiros,(electric power company) em 1975...
Como naquela época a empresa utilizava uma rede
de estações telegráficas,desabilitei o estágio modu
lador,e suas respectivas válvulas;embora tenha deixa
do as retificadoras (866),a vapor de mercúrio,que cá
entre nós,é um show à parte, com aquele brilho azul.
Parabens a todos Vcs,pela bonita matéria
73,exten. ao QTH
RAMÓN
Responder | Responder com citação | Citar

# Eduardo Carvalho 01-08-2010 15:39
EDUARDO PU2 ATW DE BRASILIA VHF HF CB
COMO É QUE SE FAZ PARA TRANSFORMAR UM TRANSMITTER DE AM EM OC PARA RADIOAMADOR
POR EXEMPLO EM 1300 KHZ PARA 60 OU 80 METROS.
OBRIGADO PELO ESCLARECIMENTO.
Responder | Responder com citação | Citar

# Marcinio - PU2MAS/PU5KRO 02-08-2010 12:46
Olá Eduardo!
Não é difícil, dependendo da configuração do transmissor. Nos mais comuns, com oscilador a cristal, os passos são simples:
- Substituir o cristal por um da frequência desejada;
- Testar se o oscilador está oscilando na nova frequência e se há excitação na grade da válvula excitadora;
- Substituir a bobina de placa da excitadora ou de grade das válvulas finais (ou as duas se houver) para ressonar na nova frequência;
- Verificar se há excitação nas válvulas finais na frequência correta.
- Alterar as bobinas de saída para a nova frequência de trabalho e sintonizar novamente.
Esta parte final é a que dá mais trabalho, dependendo das configurações usadas, se é link, PI, PI-L ou outros... Isto vai de caso a caso.
Forte 73!
Marcinio
Citando Eduardo Carvalho:
EDUARDO PU2 ATW DE BRASILIA VHF HF CB
COMO É QUE SE FAZ PARA TRANSFORMAR UM TRANSMITTER DE AM EM OC PARA RADIOAMADOR
POR EXEMPLO EM 1300 KHZ PARA 60 OU 80 METROS.
OBRIGADO PELO ESCLARECIMENTO.
Responder | Responder com citação | Citar

# Antonio José Ervilha Regalo 28-10-2010 13:46
Caros Senhores

Gentileza informares se dispõe de informações sobre um transmissor de AM ( 2 x 6146 por 4 x 813) fabricado em Livramento, pela ATMA.

Atenciosamente

Antonio José Ervilha Regalo
PY2SX , ' ,
Responder | Responder com citação | Citar

# Cassiano Mendonça 14-01-2011 16:45
Puxa vida Marcínio, tu gosta é de queimar os dedos mesmo heim tchê!
Parabéns pela modificação do TX, agora em fevereiro vou começar a trabalhar no eudgert, e já vou te trazer as tralhas que eu tenho por lá, aí dou uma outra passada pelo teu shack!
Abração!
Responder | Responder com citação | Citar

Banner

Usuários Online

Nós temos 868 visitantes online

Estatísticas

Membros : 4
Conteúdo : 365
Links da Web : 38
Visualizações de Conteúdo : 9635389