Site da 813

Desde 2000 dedicado à transmissão AM QRO

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Caçadores de Transmissores Perdidos...

E-mail Imprimir PDF

thumb_Prim_Inspecao_STP_Philips_010Na semana do dia 18 a 20 de outubro de 2011, aproveitando uma brecha na correria dos serviços, apareceu a oportunidade de uma viagem para verificar "in loco" dois equipamentos de transmissão broadcasting antigos para restauração.

Como o "cataúcho" (cruza de catarinense com gaúcho) Cassiano - PY3CSM estava de folga, convidei para me acompanhar na viagem e foi uma diversão! O cara realmente não é deste mundo!!!

Saimos de Itajaí rumo a Caxias do Sul e após umas 8 horas chegamos ao destino. No caminho, próximo a São Marcos - RS, encontramos uma máquina a vapor abandonada em um pátio e paramos para ver.

Um simpático senhor de barba farta veio nos atender e nos levou ao dono da vinícola. Eles utilizavam a máquina como caldeira para aquecer água de lavar garrafões. Aparentemente o "olho cresceu" e o nobre proprietário teve a coragem de nos pedir o absurdo de R$20.000,00 na máquina! Coisa de ignorante... Vai deixar a máquina apodrecer, mas não vende por um preço razoável... Se vendesse por quilo já estávamos pensando em como amarrar na trazeira do C3 e vir arrastando!!!!

Maquina_Vapor_001
Anterior  Album 1/2  Próxima
Maquina_Vapor_001
Maquina_Vapor_002
Maquina_Vapor_003
Maquina_Vapor_004
Maquina_Vapor_005

Mais um pouco na estrada e chegamos a Caxias. Ao procurar hotel, quem disse? Nada de hotel em Caxias, nem Flores da Cunha, nem Farroupilha... Finalmente descobrimos uma vaga em Nova Petrópolis e fomos para lá, onde por coincidência mora o atual proprietário dos transmissores.

Como já era noite, depois de devidamente acomodados no hotel, batemos "aquele" lanche em um local próximo e já encerramos o expediente...

No dia seguinte encontramos o Sr Milton Coivec, dono dos transmissores, no saguão do hotel e rumamos para Caxias para ver as "crianças"...  A expectativa era grande, pois não tinhamos nenhuma foto, somente a informação passada pelo Ari - PY2ARI e confirmada pelo Milton, que eram dois equipamentos, um STP de 1kW e um Philips de 250W. Ao abrir o portão do galpão, não sabíamos o que ver primeiro, se os transmissores ou as máquinas operatrizes e outros materiais industriais comercializados pelo Milton. O Cassiano ficou doido! Quase se perdeu no meio das máquinas: tornos, fresadoras, furadeiras, esmerilhadeiras, prensas excêntricas e diversas outras...

Dentre as máquinas mais interessantes, havia uma bem QRO! Um gerador de RF para têmpera de aço! Veja as fotos do estágio oscilador valvulado refrigerado a água:

Gerador_RF_001
Anterior  Album 1/3  Próxima
Gerador_RF_001
Gerador_RF_002
Gerador_RF_003
Gerador_RF_004
Gerador_RF_005

Passada a empolgação com a profusão de equipamentos interessantes para ver nos focamos nos transmissores.

Um deles, o Philips de 250W, é muito parecido com o Inbelsa do Sergio - PY2MGN, mas ainda fabricado sob a marca Philips Telecomunicações. O equipamento está completo, com todas as válvulas, transformadores, com um tanto de ferrugem já antigo sobre os transformadores, provavelmente por ter ficado em alguma momento parado em local muito úmido, ou pior: na chuva :(

A configuração é a clássica duas 813 na RF moduladas por duas 813 via transformador / reator. Este está em condições muito fáceis de recuperação e provavelmente estará no ar ainda este ano.

Vejas as fotos:

Philips_250W_001
Anterior  Album 1/4  Próxima
Philips_250W_001
Philips_250W_002
Philips_250W_003
Philips_250W_004
Philips_250W_005

Já o outro transmissor se trata de um modelo de 1kW fabricado pela STP - Sociedade Técnica Paulista, modelo C-1, com a configuração de duas 833 na RF moduladas por duas 833 no áudio via transformador / reator.

O equipamento é MUITO grande! Dá para entrar pela porta da frente e sair pela porta de trás! Muito legal mesmo! De um lado está um painel com as etapas de RF e fonte de AT e do outro um painel com o áudio, comando e fonte de BT.

A alimentação é em 220V trifásica e a fonte de AT utiliza três válvulas 872A , aquelas com o brilho azulado que o Guilherme - PY2UP adora!

O que desanimou um pouco é que as quatro 833 e as três 872A já não estavam no transmissor.... Snif... Além disso, o mais crítico, está sem o transformador de modulação...

Assim, a recuperação deste vai demorar um pouco mais.... Neste meio tempo, montei uma Vakinha para levantar o QSJ necessário para reequipar o equipamento com outras quatro 833 de procedência Soviética. Quem puder ajudar, acesse aqui a Vakinha.

Então vamos lá para as fotos do "monstrinho":

STP_C1_001
Anterior  Album 1/5  Próxima
STP_C1_001
STP_C1_002
STP_C1_003
STP_C1_004
STP_C1_005

Depois de "vistoriados" retornamos para Nova Petrópolis e almoçamos com a Xtal e Xtalina do Milton em um excelente restaurante, passamos na loja da Tramontina em Nova Petrópolis e pegamos a estrada novamente rumo ao QTH do Mezzomo em Canôas.

Como sempre, o Mezzomo e sua família nos recebeu com muita simpatia! O Cassiano teve o prazer em conhecer o Mezzomo pessoalmente e aquele seu transmissorzinho QRP com a 4-1000A modulada por duas 4-400!!!

Aproveitamos para conhecer também a oficina do Mezzomo com o rack do novo transmissor de 1kW que está no forno e tivemos uma demonstração do funcionamento dos equipamentos de RX que ele faz manutenção. Esta foi uma das experiências mais interessantes que já participei! Creio que o Cassiano também teve a mesma impressão!

No dia seguinte retornamos pela BR-101 chegando a Itajaí no final da tarde.

Os transmissores estão programados para chegar a Itajaí no próximo sábado 29/10.


Feriadão de Finados - 2/11/2011 e fomos (eu e PY3CSM) montar os rodízios nas bases dos transmissores para aguardar a chegada. É sempre bom deixar as bases prontas com rodízios adequados ao peso dos equipamentos, pois é necessário acesso aos 4 lados do transmissor para reforma e manutenção.

Se deixar o equipamento sobre um pallet ou direto no chão, não é possível movê-lo sozinho, ou sem apoio de uma paleteira ou algo do gênero...

As bases foram confeccionadas com um tipo de aglomerado, agora com nome mais bonito de MDP, que dá boa sustentação é muito barato.

Bases_STP_Philips_001
Anterior  Album 1/2  Próxima
Bases_STP_Philips_001
Bases_STP_Philips_002
Bases_STP_Philips_003
Bases_STP_Philips_004
Bases_STP_Philips_005

Demorou um pouco mas chegaram!!!

A programação foi um pouco alterada devido a uma contusão em meu joelho (desloquei a rótula com uma pancada em uma cadeira!) e o caminhão que ia trazer os transmissores foi para revisão e teve que ficar "internado"!!!

Finalmente nesta quinta-feira 3/11/2011 chegaram aqui por Itajaí, trazidos pelo Roger Coicev, Xtalóide do Milton, que veio dirigindo o Agrale desde Caxias do Sul - RS na companhia de sua Xtal, a Carine, que acabou fazendo um belo trabalho de documentação fotográfica da descarga dos transmissores! Uma pena a correria da viagem, senão poderíamos aproveitar para dar uma volta com o casal aqui nas redondezas. Fica para a próxima... De repente quando eu endoidar e aceitar a torre de 25m de altura por 4m de base que o Roger me ofereceu!!!!

Descarga_STP_Philips_001
Anterior  Album 1/13  Próxima
Descarga_STP_Philips_001
Descarga_STP_Philips_002
Descarga_STP_Philips_003
Descarga_STP_Philips_004
Descarga_STP_Philips_005

Após a descarga dos equipamentos no contêiner, fomos fazer a primeira inspeção.

Com ajuda do Cassiano - PY3CSM foi possível tirar as laterais do STP para verificar o estado da fiação e retirar o trafo de alimentação trifásico que necessita rejuvenecimento. Só para tirar as duas tampas com N->oo (n tendento a infinito) parafusos nos lugares mais morféticos demoramos mais de duas horas!!!

Prim_Inspecao_STP_Philips_001
Anterior  Album 1/6  Próxima
Prim_Inspecao_STP_Philips_001
Prim_Inspecao_STP_Philips_002
Prim_Inspecao_STP_Philips_003
Prim_Inspecao_STP_Philips_004
Prim_Inspecao_STP_Philips_005

Em breve alguns vídeos estarão disponíveis em artigo dedicado somente a reforma do transmissor STP C1.

Comentários  

 
# Cassiano 28-10-2011 16:17
Viagem boa demais tchê, mas nada me tira da cabeça a vontade de modular aquela máquina de fazer têmpera! daria um ótimo tx pra 160m, aliás se ligar aquele troço nos trilhos do trem, se consegue ótimos contatos... ... e algumas vacas mortas ao tentar atravessar alinha também
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Delson 04-11-2011 15:34
STP deve significar:
SÃO TANTOS PARAFUSOS!!!!!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Marcinio - PU2MAS/PU5KRO 04-11-2011 15:56
Citando Delson:
STP deve significar:
SÃO TANTOS PARAFUSOS!!!!!

Grande Delson!
Prazer em receber um comentário seu aqui no site! Para variar você sempre consegue uma tirada destas coisas!
Espero que esteja tudo bem com o amigo e o susto já tenha passado!
Vamos fazer rádio para aliviar o stress!
73! Marcinio
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# NÉLSON 15-01-2012 20:55
Parabéns!!!


Deve cheirar a Watt...

Forte 73
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Cassiano PY3CSM 04-11-2011 11:19
Sobre os N parafusos em lugares morféticos, é aquilo mesmo que tu falou, os caras que projetaram esta munaia, não imaginavam que em 2011 ainda iria existir um trem destes, e um doido para restaura-lo!!!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Marco - PY2CWW 04-11-2011 17:27
Não é que os dois (Marcínio e Cassiano) parecem um pouco com os caras do - Caçadores de Relíquias – do canal History Channel. O Marcínio é o magrinho que fica fuçando em tudo e o Cassiano é o cara encarregado para "quebrar o gelo" e começarem a comprarem os trecos. Só vocês mesmo para encararem uma aventura desta! Sei lá, mas acho que prefiro subir morros com bateria de 12V @ 40A nas costas para os Rádios Acampamentos. Ahhh, não, pensando bem, eu nunca operei uma empilhadeira daquelas que vocês usaram e talvez por isso eu ajudasse vocês. Valeu por mais esta aventura e lembrei-me de uma fala dos antigos seriados: “Batman, pela santa ignorância, estes caras vão ionizar tudo pela frente!” 73!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Alan - SP 14-11-2011 12:39
Nossa, tem que gostar muito mesmo de radio para encarar uns monstros destes. Haja espaço na casa para guardar. :lol:
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Nelson Martins px2y0836 22-11-2011 08:15
Marcinio o Indiana Jones dos transmissores!!!!!!!!!!!!!!!kk kkkkkk
Bom trabalho.e que a força estejá com você
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Vitor PY2NY 21-12-2011 10:06
Magnífico artigo, ótimas fotos.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# PAULO - PY 13-01-2012 11:55
haha, naquela terceira foto parece que o rapaz está "saindo do armário" :-x
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Herminio 14-02-2012 19:23
Cara, belo hobby, fico pensando na sua reação se entrasse em nosso galpão. Na primeira oportunidade vou fotografar umas e outras coisas e te mando.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Antonio PY5AB 20-08-2012 19:53
STP:
Só Tinha Pó....
Só Tendo Piedade....
Suando, Torcendo, Parafusos.

Blz ver gente nova com este espírito, parabéns!
O tx de têmpera pelo choque de RF defe operar em 10KHz!!

Se eu conseguir vender algum material pela FDigital prometo ajuda.

73's do Antonio de Curitiba
Responder | Responder com citação | Citar
 
Banner

Usuários Online

Nós temos 178 visitantes online

Estatísticas

Membros : 4
Conteúdo : 368
Links da Web : 38
Visualizações de Conteúdo : 14001743

Direitos autorais

Copyright © 2017 813am.qsl.br. Todos os direitos reservados.
Designed by JoomlArt.com.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.
Você Está Aqui