Transmissor com PL500

E-mail Imprimir PDF

Transmissor montado com a válvula PL500, modulação a transistor. A idéia inicial deste transmissor em 1996 era utilizar o excitador do transmissor Porvinha do PY2JPP que eu já tinha montado por aqui e excitar a PL500, pois a etapa de saída daquele projeto com o MRF455 é uma terrível geradora de ruído e harmônicos!!! (me desculpem os adeptos das saídas transistorizadas, mas vocês tem que concordar que uma saída destas praticamente sem filtragem é um crime!)

TX_PL500_Foto

Este transmissor foi utilizado na época em 1997 para uma divertida demonstração dentro do Campus da UFU onde eu fazia Engenharia Elétrica. Havia um laboratório onde a muito anos alguns professores montaram uma estação de radioamador e a dipolo continuava instalada... Não pensei duas vezes antes de propor à professora Edna de "Princípios de Comunicação 1" uma demonstração de transmissão com modulação AM em alto nível.

O receptor que acompanha a foto é um auto-rádio Philco 3 faixas que ficou muito bom modificado para escuta dos 40 metros. A caixa acústica sobre este receptor abriga o falante e a fonte. Esta caixinha era da oficina onde meu pai trabalhava. Ficava na bancada do técnico de áudio para teste dos amplificadores e os maravilhosos tuners Gradiente, Polivox e Philips nas décadas de 70 e 80. A caixa de estabilizador SMS ao lado abriga a fonte de alimentação do transmissor.

Abaixo algumas fotos do transmissor tiradas em 2009 depois de alguns anos juntando poeira! 

TX_PL500_1

Vista do lado do VFO e excitador

TX_PL500_2

Capacitores variáveis do tanque em PI

TX_PL500_3

Vista do lado da válvula de saída e transformador de modulação

TX_PL500_4

Válvula PL500 na saída de RF

TX_PL500_5

Transformador de modulação enrolado sobre um núcleo de transformador de saída vertical da Philco

TX_PL500_6

Vista inferior mostrando o pré e driver de áudio com TDA2002, trafo driver e filamento da válvula e dissipador com os transístores de modulação

TX_PL500_7

Vista em close do pré de áudio e driver com TDA2002

TX_PL500_8

Vista em close dos transístores moduladores

TX_PL500_9

Vista do choque de modulação da grade screen e trafo driver

somvicia1

Uma curiosidade interessante é que o gabinete deste transmissor abrigou na década de 80 o transmissor de uma FM pirata em Orlândia - SP, cujo nome era "Som Vicia" e transmitia em 106,9MHz! Eu na época era adolescente e ia durante o dia para acertar o áudio e o transmissor, depois me mandava para casa e o pessoal ia chegando para começar a "programação"!

Eu ficava em casa monitorando para ver como estava a transmissão! Época boa aquela!!! Veja abaixo o "adesivo promocional" da rádio que foi distribuído na época. Creio que o ano seja 1989.

Alguns anos depois, com algumas diferenças entre os sócios da "emissora" chegou ao fim as transmissões. Acabei sendo o "fiel depositário" do transmissor que, não reclamado depois de alguns anos, virou transmissor para 40 metros!

Comentários  

# Marco - PY2CWW 16-08-2011 22:28
Cara, esta história da rádio pirata é bacana. Bons tempos! Fico imaginando as músicas que passaram pela placa da PL500.

Será que "rolou": Our House - Madless, Bette Davis Eyes - Kim Karnes, Night Fever - Bee Gess etc?

Até que a montagem está boa para quem era um iniciante na eletrônica aquela época.

73
Responder | Responder com citação | Citar

# ivan 25-02-2012 06:50
esquema q e bom nao tem? muito bom o tx ruim e o filamento
de 40v kd a fonte de alta ai no aguardo do equema hi.hi.hi
por favor
Responder | Responder com citação | Citar

# Marcinio - PU2MAS/PU5KRO 08-03-2012 18:25
Citando ivan:
esquema q e bom nao tem? muito bom o tx ruim e o filamento
de 40v kd a fonte de alta ai no aguardo do equema hi.hi.hi
por favor

Não tem "esquema". Foi montado "de cabeça" mesmo... Como comentei no artigo, usei parte do Porvinha do F52 primeira versão e inseri a válvula na saída e um amplificador transistorizado para modular... Nem precisa de "esquema"...
Responder | Responder com citação | Citar

# titanic 25-05-2014 12:25
ola voces sumirao da faixinha,vamos ativa la novamente
Responder | Responder com citação | Citar

Banner

Usuários Online

Nós temos 911 visitantes online

Estatísticas

Membros : 4
Conteúdo : 365
Links da Web : 38
Visualizações de Conteúdo : 9743171