Site da 813

Desde 2000 dedicado à transmissão AM QRO

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Meu primeiro Transmissor!

E-mail Imprimir PDF

Mesmo tento trabalhado (brincado) com eletrônica desde muito cedo, que eu me lembre desde os 8 ou 10 anos, meu interesse inicial era por Audio pois vivia na oficina cercado de amplificadores e equipamentos de audio Hi-Fi, vários systems da Gradiente, Polivox, Philips e outros...

Com o tempo comecei a corujar as faixas de ondas-curtas no Transglobe que ficava no quarto de minha irmã. Primeiro foram as emissoras internacionais e depois acabei escutando um pessoal falando em 80m! Foi uma descoberta magnífica! Contaminação imediata! Passei a corujar todos os dias e tomei gosto pela coisa.

Com a influência de meu grande amigo e "sócio" Flávio - PY2WHO, acabei fazendo uma pequena incursão ao PX com um Cobra 19 Plus e fiquei mais interessado ainda no radioamadorismo. Como já tinha uma grande paixão por válvulas e disponibilidade de sucata, queria a qualquer custo montar um transmissor para 80 e 40m.

Este foi o primeiro transmissor montado por mim em que realmente obtive resultados satisfatórios, no ano de 1995! Foram longos anos de tentativas frustradas desde 1993, quando passei no vestibular e fui para a universidade. Nesta época só podia trabalhar no equipamento em alguns finais de semana, quando retornava a Orlândia, ou durante as férias. Em Uberlândia, já estava muito enrolado como os primeiros semestres de cálculo e física do curso de engenharia elétrica!!

Creio que, para atingir o estado final, desmontei todo o chassis pelo menos 4 vezes! Depois de pronto, pude contar 100, isto mesmo, uma centena de furos no chassis!!! Mais parece uma peneira!!! O chassis era de um antigo amplificador de áudio com duas 6L6 utilizado na escola onde eu estudei até a 8ª série. Ante que fosse para o lixo acabei pegando para mim...

Por dificuldades de Q$J, falta de informação e principalmente tempo para deslocamento até um local de prova, eu obviamente operava na Faixinha em 7600kHz, onde conhecí muitos amigos e aprendí muito sobre RF! Nas décadas de 80 e 90 a faixinha era povoada por transmissões pesadas em AM, com válvulas como 811, 813, 4-400, 4D32... Foi aí que tomei gosto pela modalidade QRO!

Sinto saudades de quando corujava algumas estações como o "05", "6BQ5/2", "Translitoral", "Dr Zero", "5AQ5", "Pancho Villa", "Cachimbo do Machado", "Minhoca Colorida", "Garnizé", "6CW4", "Barão Vermelho", "Lampião", "Grillo" e tantos outros!

Nesta foto, o transmissor depois de montado, com o painel ainda por acabar (continua neste estado!!!).

TX_PL509_Foto

Da esquerda para a direita na parte superior, vemos as chaves de filamento e seu sinalizador (olho de boi) verde; a chave de três posições sintonia / stand-by / transmissão e o sinalizador de transmissão; o miliamperímetro e sua chave de seleção: corrente de placa da 6BQ5 / corrente de placa da PL509; eixo do variável de antena; chave de seleção 40 / 80 metros e eixo do variável de placa.
Abaixo temos a entrada de microfone; o controle de nível de modulação; o controle de intensidade de excitação (tensão de grade auxiliar da 6BQ5); entrada de RF do VFO e a chave que liga / desliga a alimentação de grade auxiliar da PL509.
A caixinha do lado esquerdo abriga o VFO.
Acima, o excelente receptor Philco Transglobe 9 faixas.

Estágio Oscilador: VFO oscilando em 160 metros, composto por 1 BF245 oscilando, 1 BF245 como separador, mais dois BF494 amplificadores. O projeto saiu na AN-EP e em está disponível na seção Transmissores, categoria Osciladores.
Veja o diagrama em:   VFO Transistorizado 109.34 Kb

Estágio Excitador: A RF vinda do VFO excita a grade de controle de uma EL84 através de um transformador com núcleo de ferrite binocular. A EL84 trabalha como dobradora de frequência, em classe C, com 300 Volts em placa. A grade auxiliar é alimentada com tensão variável, via potenciômetro de fio de 50k ohms, podendo-se variar a quantidade de excitação aplicada ao estágio final.
A polarização é automática, via resistor de cátodo. Sua placa é alimentada via choque de RF de 2,5mH e acoplada capacitivamente ao circuito de grade da etapa final.
Estágio Final: A grade da PL509 é sintonizada em 80 metros e polarizada negativamente com -100 Volts. A placa é modulada via transformador de modulação convencional e alimentada via choque de RF de 2,5mH, com 760 Volts. A grade auxiliar é modulada por acoplamento eletrônico, e está alimentada via reator de áudio. No diagrama está indicado PL500 na saída, mas na realidade é uma PL509.

Veja o diagrama em:   Excitador e Etapa Final 108.46 Kb

A fonte utilizada neste equipamento é comercial, retirada de um transceptor Control modelo QRV-2, cópia brasileira dos KWM-2 da Collins.

Comentários  

 
# Visitante 19-01-2009 18:42
:D Meu amigo Marcinio agradeço por ter se lembrado de mim atualmente estou no satelite bolinha fazendo a maior confusão com as portadoras que tentam dar em meu coco. Caso queira me escutar o meu rx e 257.150mhz fico em qap na frequencia de 146000. Abraços Lampião
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Visitante 19-03-2009 06:07
Caro Marcínio. Legal o jeito de que escreveu esta matéria. Parabéns pela reformulação do site, ficou mto bom.
E nada mais interessante de ver que até vc, o Dr. QRO (hihi) Demorou a engrenar e acertar o começo das montagens. Anima a turma que ta começando, já que tb não é sempre que o projeto da certo!
TU/73
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Visitante 28-03-2009 16:24
Radioamadorismo puro,agora com a migração das broadcating\'s a coisa vai voltar,ainda mais com a propagação melhorando a cada dia.Bola prá frente garôto.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Visitante 15-04-2009 16:13
O site ficou muito, bom Marcinio...dá gosto passear por aqui.
Legal a estoria do primeiro TX. Continue sempre assim !
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Visitante 02-11-2009 06:53
Parabens pela montagem do tx e site .A faixinha continua viva hihi....... ft73 e até breve.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Visitante 09-12-2009 09:22
OLá, comecei como o marcínio, corujando num rca valvulado, lá pelos idos de setenta e uns. Morava numa fazenda, longe de qrn, uma maravilha. Hoje , já passei pelos onze, depois fui PU, radio-packet, fonia vhf, aprs. Mas confesso, sempre fui fanático pelo AM em HF. Daí que meio sem procurar apareceu um deltinha 310 aqui. Bem, não tenho exp com válvulas, principalmente em transmissão. Tb tenho prob de espaço para antenas. Gostaria de informação dos colegas que operam da faixinha e que possam me dar uma mão, pois pretendo por o 310 do ar. Desde já , grato pela atençãó.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Rogerio Ferreira 30-09-2010 14:35
Caro amigo me adicione no msn que com certeza posso te ajudar ass Lampião meu msn : é
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Visitante 09-12-2009 09:27
Bem, lá pelos idos de 1970 eu morava numa fazenda, aí apareceu primeiro a energia elétrica, com ela veio um rca victor valvulado. Na época nada de qrn, passava horas corujando os 40,80mts am. Depois mudei pra cidade, operei em 11mts, px2d8696, muito tempo depois como PU2WLN, vhf fonia, aprs, packet. Sempre saudoso do AM. Dias atrás me caiou nas mãos um velho deltinha 310-1. Espetei uma carga fantasma e um R.O.E nele e não é que o bicho fala bonito? rs. Bem, não tenho exp com válvulas em transmissão e tb não tenho espaço no qth para antenas convencionais. Gostaria da ajuda de alguém a esse respeito. Hoje estou sem prefixo, portanto gostaria de saber dos colegas da faixinha, como andam as coisas? Grato pela atenção.73
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Rogerio Ferreira 30-09-2010 14:42
Pretendo em breve voutar para la quem sabe nos falamos ,no domingo passado passiei por la mais nao escutei ninguem .ass lampião
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# fumaça 12-08-2011 12:08
lampião ja falei com vc lá em 40mts acima da oficial em am gostei da compania vamos nos encotrar la aos sabados e domigo um abraço
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Rogerio Ferrira 03-09-2011 11:55
E ai fumaça legal saber que vou ter compania la ja fiz varios qsos ,falei com 6hy6 ,6f6 novato e fiu escutado pelo carreteiro. Todo domingo to lá e so chamar : 7.580khz.
Meu novo indicativo e prk11.Abraços Rogerio. 8)
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Visitante 27-05-2010 10:49
cara eu tenho 13 anos e estou me amarrando em transmissores eu queria saber como é que voce fez esse tranmissor ! e tambem queria saber se é ilegal transmitir em ondas curtas ta certo
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Marcinio - PU2MAS/PU5KRO 27-05-2010 19:01
Citando vagner:
cara eu tenho 13 anos e estou me amarrando em transmissores eu queria saber como é que voce fez esse tranmissor ! e tambem queria saber se é ilegal transmitir em ondas curtas ta certo

Fala Vagner! Ilegal seria transmitir sem o devido licenciamento. Montar o transmissor e utilizá-lo com uma carga fantasma ou lâmpada na saída não é ilegal. O problema começa quando você coloca o transmissor na antena.... Como relatei, comecei pela "porta dos fundos" no radioamadorismo, mas era outra época e não existia a internet e toda a facilidade de hoje. Meu conselho é: 1) Não perca esta vontade de fazer o transmissor... vá para a bancada e monte. 2) Comece por algo pequeno, os ditos QRPs. Veja na página www.rst.qsl.br o projeto do YG-1. Depois que pegar prática com os pequenos vá aumentando a potência. 3) Energia elétrica MATA e morte é permanente!!! Desta forma se for trabalhar com válvulas e tal tensão CUIDADO! Tenha sem alguém próximo, se possível mais experiente com eletricidade para auxiliá-lo.4) Enquanto experimenta, vá atrás de fazer a prova para ingresso no radioamadorismo. Para isto, procure a LABRE mais próxima de sua região: www.labre.org.br que é a associação dos radioamadores no Brasil e com certeza vão te ajudar.
Forte 73 e nos conte suas aventuras depois...
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Fernando 27-06-2010 11:43
Olá amigo,tudo bem com vc?
Fiquei de boca aberta ao saber dessa sua montagem de equipamento.Não sou tão jovem assim,mais tenho um interesse muito grande em eletronica ( principalmente em AM),esses euipos me deixam alucinados.
Sou da época de corujar velhos rádios valvulados,emissoras da europa,enfim,sempre tive muita vontade de aprender a montar e mexer com rádios,adoro falar,ouvir,mais meu interesse mesmo é consertar e montar,mexer com equpamentos ,é criar,ousar mesmo.
Lendo seu artigo,fiquei mais aficcionado ainda...rsrssr
Parabens ,continue assim ,pois radio amadorismo é maravilhoso./
Grande abraço,fico feliz por estar perto de sua cidade,pois sou de Araras......Fernando.....
P.S.até me escrevi num curso de eletrotecnico,vamos ver se consigo.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# paulo cesar 23-10-2010 15:02
boa tarde , tenho um monte de valvulas p transmissao e gostaria de vende-las todas se alguem se interessar me passe email . tenho[ el 34][ 807 ] e mais uma porçao que vou passar todas pois nao vou montar mais nada , tambem aceito troca por aparelhos eletronicos em geral .att paulo
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Marco A Marques 25-10-2010 09:36
Ola !!

Me interesso por algumas 811, 813
Estao novas ou usadas ?

Me passe uma lista e qsj... a tambem a marca..
Blz

Grato
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# lampiao 16-05-2011 16:53
Moçada no proximo domingo pretendo testar meu exitador de rf em 7.580khz das 8:00 ate as 9:00 sua potencia e de 25w(mrf455) depois de pronto esta gracinha vai impurrar um qb4/1100 com 3kv na placa .
Abraços ate la
Rogerio Ferreira
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# radiosat 16-07-2011 20:40
Pois é,eu também ja falei muito nos 40 metros e ouvia desde 1983,apartir de 2002 vim morar em apartamento e só posso escutar,que por falta de espaço das antenas tenho que me conter em vhf de vez em quando.Mas creio que breve volto,na faxinha é claro.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# manoel 02-10-2011 19:34
la amigo prk11 eu ouvi voce hoje conversando com o ventania parabens seu transmissor ta uma belesa me add no msn e mande para min o esquema do modulador sem transformador usndo o irf obrigado e fique com deus parabens
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Rogerio Ferreira 03-10-2011 11:24
Ok Manuel preciso de seu e-mail para mandar o tutorial ,se preferir me adicione, .Abraços
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# luis 08-11-2011 10:44
Citando Rogerio Ferreira:
Ok Manuel preciso de seu e-mail para mandar o tutorial ,se preferir me adicione, .Abraços

Acessem espaço dedicado a faixinha

w ww.40metros.forumbrasil.net/
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# luis 08-11-2011 10:39
para quem e amante da faixinha 7600khz AM

Acesse:
www.40metros.forumbrasil.net/

depois tem outro grupo yahoo

br.groups.yahoo.com/.../...

enviem para quem foi da faixinha ou quem vai ser !

a faixinha esta viva
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Rogerio Ferreira 11-11-2011 10:44
Luiz com as novas tecnologia e recursos da informática montar equipamentos para fala nesta maravilha de frequencai ficou facil , agora temos que incentivar os novos e os velhos tecnicos em rf para se junatr a nos para fazermos aquelas coisas maravilhosas que faziamos a vinte anos atraz . Gostei do link parabens pela iniciativa .Abraços Prk11 :lol:
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# LUIS RAMOS 02-07-2014 23:29
Citando Rogerio Ferreira:
Luiz com as novas tecnologia e recursos da informática montar equipamentos para fala nesta maravilha de frequencai ficou facil , agora temos que incentivar os novos e os velhos tecnicos em rf para se junatr a nos para fazermos aquelas coisas maravilhosas que faziamos a vinte anos atraz . Gostei do link parabens pela iniciativa .Abraços Prk11 :lol:

Rogerio tentei adicionar vc no Skype mas n obtive exito
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Milton de Rezende 10-12-2013 20:18
Estou fazendo modificações no FL2000B para trabalhar com a QB4/1100 conforme artigo do OZ1PIF. Gostaria de saber a polarização de grade para a QB4/1100 trabalhando como triodo linear. Agradeço se alguem poder ajudar.
73 es Dx PY2CYE.
Responder | Responder com citação | Citar
 
Banner

Usuários Online

Nós temos 36 visitantes online

Estatísticas

Membros : 4
Conteúdo : 368
Links da Web : 38
Visualizações de Conteúdo : 13717145

Direitos autorais

Copyright © 2017 813am.qsl.br. Todos os direitos reservados.
Designed by JoomlArt.com.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.
Você Está Aqui