Transceptor AM Bell com duas 809 na RF

E-mail Imprimir PDF

Transceptor comercial BELL de construção nacional, originalmente composto por 2-807 x 2-809,recebido como um presente de PY2BAX - Peixoto, de Rio Claro - SP.

A princípio seria utilizado para retirada de peças e talvez utilizar o chassi para alguma outra montagem, mas quando analisei melhor a construção, resolvi dar uma segunda chance para o veterano transceptor!

Olha aí Peixoto, a diferença entre o antes e depois!!!! 

trx_bell_antes

trx_bell_depois

Antes Depois

O gabinete mede 685mm de frente x 325mm de altura x 425mm de profundidade e deve pesar depois de pronto mais de 30kg! A etapa do receptor estava intacta, composta por: 6SK7 amplificadora de RF; 6SA7 osciladora e misturadora; 6SK7 amplificadora FI; 6SQ7 detectora e amplificadora AF e 6V6 saída de AF.

O que deu para entender da etapa transmissora é que as moduladoras eram válvulas com 4 pinos na base e saída da placa por capacete. Como a tensão de placa estava lá pelos 750VDC e o número de modelo do transmissor é 809, suspeito que as moduladoras sejam mesmo válvulas 809.

BELLTRX1

BELLTRX2

BELLTRX3

BELLTRX4

BELLTRX5

Toda a parte de excitação de RF estava desmontada, mas ainda havia do tanque final os soquetes de 8 pinos da saída de RF que não eram originais (devem ter substituído a saída por 6146 no passado) e que havia resistores de grade screen originalmente no projeto... Desta forma deviam utilizar 807 na saída de RF....

 Como na RF não havia mais nada além de três furos originais de soquetes e duas conexões de filamento em 6,3V, imaginei que fosse utilizado um deles para o cristal e os outros dois para osciladora e excitadora. Para facilitar a operação, resolvi construir um VFO oscilando em 80m (se não me engano em configuração Hartley com cátodo conectado a uma derivação da bobina osciladora) com uma 6U6 (isso mesmo, não é 6V6) e uma 6L6 dobrando para 40m produzindo 150V de tensão negativa retificada pelas grades das duas 807 sobre resistor de grade de 10k.

Os três transformadores grandes são o de alimentação do TX, modulador e filamento
Na etapa moduladora, continuei com a configuração original de 6SG7 pré de microfone, 6C5 amplificadora e 6V6 excitadora, passando por um trafo driver das duas 809 na saída. Foi implementada uma fonte de polarização negativa de somente 4 volts, utilizando tensão retificada do filamento das válvulas, para baixar a corrente de repouso das 809.

TXBellRest001.JPG

TXBellRest002.JPG

TXBellRest003.JPG

TXBellRest004.JPG

TXBellRest005.JPG

TXBellRest006.JPG

TXBellRest007.JPG

TXBellRest008.JPG

TXBellRest009.JPG

TXBellRest010.JPG

TXBellRest012.JPG

TXBellRest013.JPG

TXBellRest014.JPG

Nos picos de modulação a corrente total não passa de 200mA em 750VDC e as reportagens foram de "excelente áudio" quando utilizado com cápsula de microfone a cristal. Neste ponto gostaria de agradecer a PY2EWP pela excelente cápsula de cristal e um dos miliamperímetros Engro, difíceis de encontrar, para completar a montagem. Grato Percival pela ajuda!

trx_bell_pronto

Comentários  

# Visitante 14-06-2009 19:48
Olá Amigo
Este radio está a venda?
73 de PP5EK
Responder | Responder com citação | Citar

# Visitante 18-06-2010 14:35
Gostaria que postassem o diagrama elétrico do transmissor em questão. Forte 73! PP2FN - Fábio, Goiânia.
Responder | Responder com citação | Citar

Banner

Usuários Online

Nós temos 910 visitantes online

Estatísticas

Membros : 4
Conteúdo : 365
Links da Web : 38
Visualizações de Conteúdo : 9743176