Site da 813

Desde 2000 dedicado à transmissão AM QRO

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Transmissor Monolito

E-mail Imprimir PDF

tx_Monolito_mod

Este transmissor foi recebido como presente do Padre Edvaldo, da Rádio América de Uberlândia - MG ainda em minha época de graduação na Universidade Federal de Uberlândia em 1998 e é composto de 2-807 x 2-807 com 850V em placa!

Acompanhe as etapas da reforma deste equipamento:

1 - Equipamento no estado como recebi:
Abaixo está a foto da gaveta do Modulador, com as duas 807 retiradas. Na parte superior, da esquerda para direita,vê-se 1 - 6SJ7 pré de microfone, 1 - 6SL7 inversora de fase, 1 - 6SN7 driver, o transformador driver, os soquetes das 807 e o trafo de modulação.

Na parte inferior, o transformador de alimentação (350+350V) para a excitação de RF, 1 - 5Z3 retificadora e o capacitor de filtro, o trafo de alimentação (380+380V) do pré / driver de áudio, 1 - 80 retificadora e o trafo de filamento.

tx_Monolito_rf

Na gaveta de RF do transmissor na parte superior da foto, da esquerda para direita, pode-se ver o choque de filtro para o +B da excitação de RF, três válvulas e um transformador adaptados, que nunca soube o que faziam por alí (pré de audio?!?!), 1 - 6V6 proteção contra falta de excitação e a bobina do tanque final.

Na parte inferior da foto, temos o gabinete do VFO, 2 - 6AG7, a bobina do primeiro excitador, 2 - 6V6 excitadoras, 1 - VR150 (0C3) reguladora de screen, os soquetes e blindagens de grade das 807 e o capacitor do tanque final.

Estas fotos foram tiradas na chegada do transmissor à república em Uberlândia - MG no ano de 1998 

2 - Primeira gaveta reformada - Fonte de alimentação (janeiro de 2003):

A gaveta foi totalmente desmontada, lixada e pintada com spray Color-Gin Cinza Metálico para rodas, os transformadores foram desmontados e pintados com spray Color-Gin Cinza Placa, os capacitores à óleo pintados com spray Color-Gin Prata.


fonte1

fonte2

fonte3

Toda a fiação foi refeita, inclusive isoladores de porcelana para passagem da fiação foram substituídos e os passadores para os parafusos de conexão de latão foram substituídos por isoladores de Tecnil, usinados especialmente para esta finalidade.

Eletricamente temos: acima à direita, trafo de AT 850 + 850V x 450mA; acima ao centro, trafo de filamento para 2,5V x 10A para o filamento das retificadoras 866; acima à esquerda, temos o "swinging choque" de entrada para 5-25mH x 450mA; abaixo deste os capacitores à óleo da Cornell-Dubilier 4uF x 2000VDC; abaixo à direita temos o choque de 10H x 450mA.

Nas fotos em detalhe, pode-se ver as retificadoras 866 instaladas e os capacitores de filtro e choques.

3 - Segunda gaveta reformada - Amplificador modulador (março de 2003):

Abaixo pode-se ver a gaveta do modulador após a reforma, com pintura como descrita na gaveta da fonte.
Sobre o chassis, podemos encontrar:

- Transformador de 350+350V x 250mA para alimentação da excitação de RF;
- Transformador de 350 + 350V x 80mA para a alimentação do pré-amplificador de modulação;
- Transformador de filamento das 807 e das válvulas do excitador de RF
- Retificadoras 5Z4 metálicas para alimentação da excitação de RF e excitação da modulação;
- Transformador de modulação;
- Duas válvulas 807 moduladoras ainda sem os devidos terminais de capacete;
- Transformador Thordarson, driver das 807;
- Válvula 6V6 excitadora de áudio;
- Duas válvulas triodo 6L5 pré-amplificadoras de microfone;

Abaixo estão as fotos da vista frontal, sem o acabamento e indicações de controles e uma vista inferior do "emaranhado" de cabos que ficou sobre o chassis! Na parte superior algumas melhoras serão implementadas para melhorar o aspecto final.


modulador1

modulador2

modulador3

modulador4

modulador5

No frontal do modulador: sinalizadores de Filamento (verde), Sintonia (laranja) e Transmissão (vermelho), chave de alimentação geral e filamentos, chave de sintonia / recepção / transmissão, fusível da alimentação geral, fusível da tensão de placa dos estágios finais, controle de volume e entrada de microfone.  

tx_Monolito_bancada

Esta é a foto do feliz proprietário do equipamento, durante a montagem da gaveta do modulador!
Foto tirada (na época) por minha noiva Ester, que hoje já é minha Xtal e que dá o maior apoio moral e psicológico às montagens!!!

 

4 - Terceira gaveta reformada - Oscilador e amplificador de RF (setembro de 2003):

Estas são as fotos do estágio de RF sendo testado. Para os testes iniciais e escolher qual a configuração final a ser utilizada, eu não reformei a gaveta, desta forma vão encontrar nas fotos vários sinais de ferrugem no chassis e, principalmente, um monte de "gambiarras"! 


transmissor1

transmissor2

transmissor3

transmissor4

transmissor5

transmissor6

transmissor7

transmissor8

Muito deste estágio foi discutido na lista "qro-br" sobre as vantagens de se utilizar triodos versus pentodos e, no caso dos triodos, qual a configuração seria melhor: Grade à massa e excitação por cátodo com modulação em placa, dispensando neutralização, ou Cátodo à massa, com excitação por grade, com modulação em placa, utilizando neutralização.

Acabamos chegando à conclusão que seria necessária muita excitação no cátodo e a modulação não seria 100% para a primeira possibilidade. Acabei fazendo o teste com a segunda configuração, obtendo excelentes resultados.

Para quem não conhece retificadoras a vapor de mercúrio funcionando, fiz um filme em MPEG das retificadoras 866A conduzindo. A qualidade do filme não é excelente, mas dá para ver o brilho azulado durante a modulação.

Banner

Usuários Online

Nós temos 211 visitantes online

Estatísticas

Membros : 4
Conteúdo : 368
Links da Web : 38
Visualizações de Conteúdo : 14300725

Direitos autorais

Copyright © 2017 813am.qsl.br. Todos os direitos reservados.
Designed by JoomlArt.com.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.
Você Está Aqui