Site da 813

Desde 2000 dedicado à transmissão AM QRO

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Colunistas

Mais um TX 813 na faixa

E-mail Imprimir PDF

 

faixa_nobre_3_novo

 

rst_microfoneMais um TX QRO na faixa

 

Tive a satisfação de testemunhar e gravar o primeiro teste que o Marcínio - PU2MAS fez com o TX 813 do Giroto - PY2GIR, após a instalação do novo transformador de modulação.

Este transmissor foi montado pelo Jorge - PY5JK, por volta de 2005. Ele aproveitou um antigo transmissor BC-375 que estava depenado e fez um equipamento compacto com a famosa 813.

A partir das fotos, observe que é possível montar uma "813" de pequenas dimensões. É uma ótima sugestão para aqueles que têm alergia aos QRO´s do tipo GELADEIRAS (tamanho de uma geladeira comum).

 

thumb_bc-375_frontal

thumb_bc-375_rear.jpg

thumb_bc-375_frontal_2


 

 

Como muitos já experimentaram, após um reparo ou modificação, ficamos ansiosos para saber dos resultados, então, não foi diferente e vamos ao ocorrido:

Mal cheguei do almoço e tinha algumas mensagens do PU2MAS querendo urgentemente falar comigo. Liguei para o "macanudo" que estava desesperado, porque queria uma reportagem do novo trafo de modulação e o seu horário de almoço estava acabando. Dá pra imaginar a vontade dele em saber como ficou a "criança".

Assim que liguei o FRG-7 e sintonizei na QRG combinada, havia uma portadora com S9+10db e QSB moderado. Depois de alguns segundos, o Marcínio começa a falar e solta uma famosa frase "COMO ESTÁ A MINHA MODULAÇÃO?" (que infelizmente não gravei) e me fez lembrar o Neto - PY2MCK.

Imediatamente eu emendei outra frase famosa "TÁ TUDO ACABADO!". *

Até o PU2MAS está sendo contaminado pelo PY2MCK?

* Alguns anos atrás, em 80m - LSB por volta de 3.725kHz existia uma rodada chamada "Boca Maldita", famosa pelos palavrões e causou muita polêmica. O jargão da rodada era - TÁ TUDO ACABADO! Apesar de ser polêmica, era engraçada em alguns aspectos, mas o tipo de divertimento que a rodada causava não se encaixava nos propósitos do radioamadorismo. Talvez seria legal aquela turma em um programa de rádio comercial, eles eram divertidos, mas não estavam na QRG certa.

Quando percebi que tinha perdido a chance de gravar o PU2MAS dizendo esta frase, é que lembrei que estava com a máquina fotográfica digital e poderia registrar o teste, e depois, enviar para ele mesmo avaliar o resultado.

Não é que desta vez, aquela frase que o PY2MCK a tornou tão irritante teve a sua utilidade? Se não fosse ela (frase), eu não teria a idéia de gravar o áudio, e por conseqüência, este artigo não existiria.

Tenho que admitir que o Neto - PY2MCK, de certa forma, tem contribuído na construção de alguns artigos.

Agora chega de falar do MCK e vamos ao pequeno filme realizado.

Neste filme, vocês irão também presenciar o uso de dois receptores, o Yaesu FRG-7 e o Kenwood R-2000 se alternando na escuta da estação PU2MAS.

Infelizmente as imagens são pequenas (baixa qualidade) porque tinha pouco espaço de memória na máquina e o áudio era o mais importante naquele momento.

 

 

 

 

 

73

Marco PY2CWW

Última atualização em Dom, 02 de Maio de 2010 23:34

Faixa Nobre - TX EL34

E-mail Imprimir PDF

 

"TX EL34 SIMPLES - MONOVALVULAR"

Continuando com a proposta em ajudar o colega Jorge, PY5JK, em sua tentativa para reproduzir um transmissor do tipo "Amélia - A mulher do padeiro". Termo esse, na época, onde uma única válvula fazia de tudo: oscilava, saída de potência e moduladora.

Recebemos do colega Francisco Alvares Filho um e-mail com o projeto que foi publicado em uma revista e o seguinte texto:

"Pessoal da 813AM, achei melhor enviar o artigo inteiro para o conhecimento de todos. O transformador para microfone à carvão poderá ser o A-4706 (STANCOR), ou qualquer um que possua de 70 a 200 ohms no primario e 50.000 ohms no secundario com, pelo menos, relação de espiras de 1:20.Gostaria que me confirmassem as características das bobinas, pois as deste circuito achei exageradas.  73!"

Francisco, valeu pela ajuda e vamos agora esperar o Jorge, PY5JK, ou outro colega que também venha experimentar este projeto e comentar como é o desempenho deste transmissor.

thumb_el_34_1_large

thumb_el_34_2_large

thumb_el_34_3_large thumb_el_34_esq._large

Clique nas imagens para ampliar

 

73

Marco A, PY2CWW

Última atualização em Dom, 02 de Maio de 2010 23:35

Faixa Nobre - 19/20 Set 2009 "Os 40m estava bom !"

E-mail Imprimir PDF

faixa_nobre_3

N° 004 ::: Atividades de Radioamadores em AM-Bandas de Ondas Tropicais de 80m e Ondas Curtas de 40m :::

rst_microfone80m / 40m - 19 e 20 de Setembro de 2009

Neste final de semana tivemos boas atividades dos AM´s. Em 80m não precisamos nem comentar que a propagação anda proporcionando bons QSOs. É só seguir os padrões dos melhores horários e efetuar o famoso "chamado geral" - CQ 80, CQ80, CQ80 de ...". Não tem erro! Até QSO´s podem ser conseguidos ao meio-dia com bons resultados. Ainda estou me referindo aos 80m. Veja o vídeo no YouTube:

QSO de PY2CWW usando o TX TRANSALIX com o Fáris, PY2WR, em Avaré.

Este QSO foi realizado em 02 de Agosto de 2009 por volta de meio-dia em 3.600kHz. Estava no momento testando o Transalix do Sérgio, PU2MGN, que deixou para conserto.

Atualmente em 80m os melhores horários para QSO´s são: 6h30 até 9h00 e das 16h00 até 19h00. Lógico que sofrem alterações e tem dias que se pode ir até tarde da noite tranquilamente.

Em 40m, no momento de baixas manchas solares, está uma loteria. Neste final de semana, acho que todos ganharam! Tanto os radio escutas como os radioamadores. Boa propagação de manhã e a tarde permitiu alegres atividades na faixa. Estiveram presentes:

Amer, PY2DJW Roberto, PY2RV Orlando, PY2CIF Giroto, PY2GIR

Guilherme, PY2UP Ivan, PY2OQ Facca, PY2QQ Neto, PY2MCK

Carlos, PY2HCD Carlos, PY2BUG

O destaque ficou para o PY5CZ, Cezar de Curitiba - PR, que parece ser um novato no AM. Como não sabemos se ele já fez outros contatos em AM anteriormente, vamos considerar assim por enquanto. Cezar, seja bem vindo ao Clube do AM!

Pessoal, eu dependo de informações de radio escutas para produzir esta matéria. Lógico que estiveram mais operadores nos 40m em AM neste final de semana do que listei acima, então, se alguém quiser colaborar em enviar seus relatórios para o editor, estará ajudando esta coluna.

 

 

"TRANSMISSOR MONOVÁLVULAR - EL34"

Outro assunto: Agora sobre um transmissor pequeno e diferente dos que trabalhamos atualmente (que está contrariando as regras dos QRO´s deste site). Não é um QRP conforme os padrões atuais, mas na época era um famoso "Lambari" ou "Piquira", ou até podemos chamar de transmissor "caviar". Já deixo claro, quando estamos na 813-AM, temos que usar as categorias associadas ao regime QRO, então, quando chega um "trequinho" deste, já cai na categoria de QRP, LAMBARI, PIQUIRA ou TX CAVIAR. Bom, depois desta apresentação, vamos ao assunto do tal Lambari: Pessoal, necessitamos (eu e o Jorge, PY5JK) da literatura do "Transmissor Monoválvular" com uma EL34, modulado por um microfone a carvão. Quem puder nos informar onde conseguir a matéria original entre em contato. Parece que foi publicado na antiga QTC da Labre. Talvez nos anos 50. Este que estamos publicando abaixo não é exatamente o original, foi modificado. Gostaríamos de encontrar o artigo que foi desenvolvido pela IBRAPE (Philips).

Será que alguém já modulou com algo parecido ou tem este esquema?

tx_el34_a

 

tx_el34_b

Agradeçemos pela colaboração.

73

PY2CWW

Última atualização em Seg, 21 de Setembro de 2009 11:48

Faixa Nobre TX QRO 813 - PY2DME e PU2MAS

E-mail Imprimir PDF

faixa_nobre_80_40_

N° 003 ::: Atividades de Radioamadores em AM-Bandas de Ondas Tropicais de 80m e Ondas Curtas de 40m :::

 rst_microfone

 TX QRO CONTROL 813 - PY4ASD - PY2DME e PU2MAS
Parte - 1

 

Domingo, 6 de setembro de 2009.
Toca o telefone, é o Marcínio, PU2MAS, dizendo que está chegando em frente ao shack. Minutos depois, o telefone toca novamente, é o Sérgio, PU2MGN, chegando também para ajudar a descer o TX QRO CONTROL 813 da caçamba da pickup.
Depois do almoço, chega o Delson, PY2DME.

Esta história vai ser contada em vários capítulos. Hoje foi somente para criar o clima e mostrar a turma QRO que desembarcou no shack do PY2CWW.

Pessoal, vejam os "modelos" desfilando com suas novas camisetas QRO FASHION.

tx_qro_813_4asd_py2dme_pu2mas_

Observem ao fundo o TX QRO CONTROL 813 que foi operado pelo saudoso Walter, PY4ASD (SK), de Uberlândia-MG. Este transmissor foi adquirido pelo Walter em 1970 e utilizou em seus QSO´s em AM nos 40m. É controlado a cristal e tem 1 x 813 por 2 x 811. Vamos contar a história deste belo equipamento futuramente.

73

PY2CWW

 

Última atualização em Seg, 21 de Setembro de 2009 12:08

Faixa Nobre - CRÔNICAS de Paulo, PY2CWS

E-mail Imprimir PDF

faixa_nobre_80_40_
N° 002 : : : Atividades de Radioamadores em AM - Bandas de Ondas Tropicais de 80m e Ondas Curtas de 40m : :

rst_microfone

 

"CRÔNICAS de Paulo, PY2CWS"

 

Recebemos esta colaboração do nosso colega Paulo, PY2CWS, onde o assunto é QRO, 813 etc. Enfim, potência!!! Coisa que interessa a todos que visitam este site. Vamos a história:

 

La pelas bandas de Minas Gerais , no sítio limoeiro, localizado no sopé do morro da trovoada, era de lá que transmitia aquela conhecida "estação tricordiana", que sem fazer cerimônia, sua meia dúzia de "terezonas" (válvulas 813) cravavam mais de 30dB arriba de nove aqui em São Paulo, na banda de 80 metros à tardinha, em amplitude modulada, esbanjando potência.

O colega tinha um CQ interminável e o câmbio então nem se fala, coisa de locutor de rádio de AM, de quem nunca vai perder o trem.
Foi então numa noite chuvosa, que caia lá no morro da trovoada, que o colega disse, como de costume, demoradamente, que teria de sair do ar por causa dos relâmpagos que estavam dando por aqueles rincões. Nem deu tempo dele terminar de falar a palavra "relâmpago", que sua estação saiu do ar instantaneamente. O ponteiro do "S meter" caiu lá para o zero, e foi subindo novamente até atingir o 7 demonstrando quanto tinha de ruído. Entra um colega e diz em tom de preocupação:
- chiii será que o raio caiu na antena do Zé ?
Apreensão geral na freqüência. A rodada acabou logo em seguida.

Na tarde seguinte, beirando lá pelas dezesseis horas encontrei o Zé na banda dos 40 metros fazendo um CQ geral, quando fez standby entrei e contestei seu chamado geral.

Foi aí então que ele informou que o raio havia caído num poste próximo do seu QTH e por sorte a única coisa que foi danificado havia sido o OFV "oscilador de freqüência variável" e que neste exato momento estava usando um cristal para a frequência de 7.280Khz. Começam aparecer vários colegas e entra um e mais um de cada vez e formou-se novamente aquela grande rodada.

Como já era esperado, a portadora da rádio russa começa aparecer e aos poucos a recepção começou ficar difícil para todos. Em poucos minutos a voz do locutor russo toma conta da QRG, o "S meter" do velho Halicrafter bate no final da escala atingindo 60dB.
Intimidados pela forte portadora daquela rádio estatal, resolvemos fazer QSY para a banda dos 80 metros.
Inconformado com a interferência e sem condições de fazer a QSY o Zé resolve disputar a frequência com a rádio russa.
Aperta mais a sintonia das "terezonas" dá mais excitação no drive, abre o áudio do modulador com duas 811 modulando em placa, Começa chamar CQ em cima da broadcast, e da-lhe CQ....e mais CQ.... toca sino, imita burro, e da-lhe CQ e mais CQ, lava a égua fazendo CQ.... e por fim diz:

- É PY4.... das alterosas das Minas Gerais, e vem daí colegas !.
Tirou a transmissão do ar e passou à recepção, Neste exato momento o locutor da estação russa estava acabando de se despedir em clássico espanhol:
- .... buenas noches amigos oyentes , escuche-nos em la banda de 25 metros....

E em seguida saiu do ar, deixando a QRG livre. O Zé de alma lavada, retorna com suas "terezonas" e retruca:

- Uaiii ispanhór, nun agüentô o chêro do pão di quêjo ???, aqui cun nóis é assim, tem café nu bule!, mais si ocê quisé falá cunóis é só pidi opurtunidade, que agente ti escucha...

 

 

 

Última atualização em Dom, 20 de Setembro de 2009 16:39

Pagina 5 de 7


Warning: Illegal string offset 'active' in /home/813am/www/templates/ja_purity_ii/html/pagination.php on line 129

Warning: Illegal string offset 'active' in /home/813am/www/templates/ja_purity_ii/html/pagination.php on line 135

Warning: Illegal string offset 'active' in /home/813am/www/templates/ja_purity_ii/html/pagination.php on line 129

Warning: Illegal string offset 'active' in /home/813am/www/templates/ja_purity_ii/html/pagination.php on line 135

Warning: Illegal string offset 'active' in /home/813am/www/templates/ja_purity_ii/html/pagination.php on line 129

Warning: Illegal string offset 'active' in /home/813am/www/templates/ja_purity_ii/html/pagination.php on line 135

Warning: Illegal string offset 'active' in /home/813am/www/templates/ja_purity_ii/html/pagination.php on line 129

Warning: Illegal string offset 'active' in /home/813am/www/templates/ja_purity_ii/html/pagination.php on line 135

Warning: Illegal string offset 'active' in /home/813am/www/templates/ja_purity_ii/html/pagination.php on line 129

Warning: Illegal string offset 'active' in /home/813am/www/templates/ja_purity_ii/html/pagination.php on line 135

Warning: Illegal string offset 'active' in /home/813am/www/templates/ja_purity_ii/html/pagination.php on line 129

Warning: Illegal string offset 'active' in /home/813am/www/templates/ja_purity_ii/html/pagination.php on line 135

Warning: Illegal string offset 'active' in /home/813am/www/templates/ja_purity_ii/html/pagination.php on line 129

Warning: Illegal string offset 'active' in /home/813am/www/templates/ja_purity_ii/html/pagination.php on line 135

Usuários Online

Nós temos 35 visitantes online

Direitos autorais

Copyright © 2020 813am.qsl.br. Todos os direitos reservados.
Designed by JoomlArt.com.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.
Você Está Aqui