Site da 813

Desde 2000 dedicado à transmissão AM QRO

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Colunistas

Faixa Nobre "BATIZANDO A COLUNA"

E-mail Imprimir PDF

faixa_nobre_80_40_
N° 001 : : : Atividades de Radioamadores em AM - Bandas de Ondas Tropicais de 80m e  Ondas Curtas de 40m : : :

rst_microfone

 

"BATIZANDO A COLUNA"

 

Depois de anunciada esta coluna a algum tempo atrás, muito tempo se passou até que este primeiro artigo fosse construído. Como alguns já devem ter experimentado em suas vidas, nem sempre o que desejamos se realiza do dia para a noite, mas o desejo fica lá, aguardando até o momento certo de existir. Quantos projetos de transmissores, receptores, conversores, antenas  etc. ainda estão em nossa imaginação esperando para ser realizado, materializado?  "As vezes não importa o tempo, e sim, a realização." Alguns grandes nomes já diziam que o tempo não existe, é tudo fruto da imaginação. A única coisa a fazer na vida é construir coisas que fazem a gente e os outros melhores.

Antigamente, quando a propagação era boa, esta coluna era editada nas páginas da "RST - Rádio Sociedade Técnica" e se chamava - FAIXA NOBRE. Era destinada apenas as atividades em AM na banda de ondas curtas de 40mts (7.150kHz até 7.300kHz). Agora, pela "813-AM", o nome continua o mesmo, mas os 80mts, que parecia esquecido um pouco, volta com força e mostra a sua grandeza neste momento da "crise de propagação". Então, a FAIXA NOBRE reconheçe esta fantástica banda e inicia os trabalhos com 3.5MHz e 7.0MHz. Também podemos observar que é em 80mts que podemos utilizar os nossos QRO´s e sentir a diferença de comportamento que a faixa proporciona.

Antes, reclamávamos pelo pouco espaço para se fazer AM nos 40mts devido a invasão de algumas estações em SSB que não respeitavam o acordo de cavalheiros. Na época eram muitas estações em AM borbulhando desde as 07h00 até as 17h00 dentro do segmento de 7.150 até 7.300kHz. Bons tempos, apesar da disputa com as estações em SSB e Broadcasting.

Depois tivemos uma ótima iniciativa de alguns radioamadores que conseguiram reduzir os conflitos entre os operadores em AM e SSB, através da aprovação junto a Anatel de um plano de organização dos modos dentro das faixas de radioamadores. Foi uma evolução considerável para os todos. Quem não concordar com isso, que observe o resultado obtido nas faixas. As atividades em AM no Brasil estão boas! Temos a QRG organizada, bons operadores e equipamentos. Mesmo que os números de operadores diminuíram, ainda existe qualidade nos QSO´s.  Mais uma boa notícia que tivemos a pouco tempo foi a esperada mudança das broadcasting da banda dos 40mts.

Acredito que temos que comemorar várias conquistas e aproveitar tudo que foi construído até hoje. Dentro destas duas faixas, vamos encontrar motivos para fazermos agradáveis QSO´s sem stress e escutarmos câmbios tranquílos e ao fundo alguns passarinhos ou galos cantando. Qualidade de vida!

A FAIXA NOBRE será um espaço para todos que gostam da modalidade AM (Amplitude Modulada).

No decorrer dos trabalhos, vamos às vezes relembrar de artigos antigos que nos trazem boas recordações.

 

73 a todos!

PY2CWW

 

 

Última atualização em Dom, 20 de Setembro de 2009 16:38

Escuta em 40m com RX Caiçara

E-mail Imprimir PDF

Enquanto enrolava o secundário do trafo de modulação para a 813 do Giroto PY2GIR estava corujando o Faris PY2WR, Dalton PY5CLW, Ramon PY2RTY e outros...

Logo antes da gravação houve a bicorada do meu grande amigo Peixoto PY2BAX em SSB.

O receptor é um Caiçara, que pertenceu ao Herickson PY1EGB. Este curioso receptor utiliza somente um tipo de válvula modelo 6AW8A para todos os estágios. Aparentemente foi construído sobre o projeto do receptor Mosley CM-1 cujo manual e diagrama podem ser baixados aqui:

pdf Receptor_Mosley_CM-1.pdf 1.46 Mb 22/08/2010, 10:09

Abaixo do receptor uma linda ponte RLC húngara e acima um variac, presente do Nelson PY2NVD!


Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=FqtgCyNQwTk


Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=RwHMx5Ff_bc

Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=Ft_jg1x3OKk

 

Última atualização em Dom, 22 de Agosto de 2010 10:12

Aniversário de Casamento!

E-mail Imprimir PDF

Mais uma charge do Marco - PY2CWW, agora dando uma folga para o PY2UP e me pegando de vítima!

Amanhã, 21/06/09 é o aniversário de 6 anos de casamento com minha linda e compreensiva cristal Ester, que a 6 anos + 1 de namoro suporta esta mala QRO, dividindo seu tempo comigo e meus rádios!!!

O Marco, por uma coincidência tremenda, me mandou esta charge no mês passado! Quase que ele acerta em cheio!

Somente para constar, esta estória de eu ter usado uma assadeira dela é verídica, mas não tive que dormir no sofá... Tinha uma forma de borda alta que nunca era usada e ficava ocupando espaço no armário... Graças a criatividade radioamadorística, consegui uma boa utilidade para a forma que virou o transmissor Assadeira I.

Agora com a mudança do QTH para Santa Catarina - Itajaí - O projeto Assadeira V ainda vai demorar!!!

Assadeira5

Clique na figura para visualizar em tamanho maior

Última atualização em Sáb, 20 de Junho de 2009 20:22

O Burrico Branco - Um amplificador linear diferente

E-mail Imprimir PDF

An Innovative 2-kW Linear Tube Amplifier
Can a tube full-legal-limit amplifier be small and light?

Artigo publicado na revista QEX da ARRL em 2006, utilizando as já conhecidas válvulas PL509 em uma configuração diferente, resultando em um amplificador de 2kW muito leve e versátil.

O artigo original sem as falhas de tradução e diagramas corrigidos pode ser baixado de:

Burrico Branco - Artigo em português e diagramas:   burrico_full.pdf 448.06 Kb

Veja também o artigo original como saiu na revista, em Inglês:

An Innovative 2-kW Linear Tube Amplifier:   quaggi.pdf 2.57 Mb
"Reproduced with permission. Copyright ARRL, 2006 all rights reserved.
This material originally appeared in QEX: Forum for Communications Experimenters (www.arrl.org/qex)"

 


foto1

foto2

foto3

foto4

foto5

foto6

foto7

foto8

foto9

 

 

Última atualização em Ter, 17 de Março de 2015 12:58

Watts RMS - A Besteira

E-mail Imprimir PDF

Nas propagandas de amplificadores de áudio, rádio frequência e até em documento oficial da Anatel aparece esse termo, que significa absolutamente nada. O que todos querem dizer é potência média. Watts médio, deveria ser chamado, ou simplesmente watts.

O operador Root Mean Square (raiz quadrada da média do quadrado) é utilizado para caracterizar um valor constante (DC) associado a uma tensão elétrica variante no tempo e periódica, que aplicada em uma carga resistiva provoca a mesma dissipação de calor que essa tensão variável.

Exemplo: A tensão senoidal da rede elétrica tem um valor de pico nominal de 155 volts. Se você elevar essa senoide em função do tempo ao quadrado, calcular o valor médio, e extrair a raiz quadrada vai dar 110 volts. Se a aplicar em uma carga resistiva de 110 ohms, ela dissipará 110 watts. Exatamente o mesmo que se aplicar nessa carga uma tensão de 110 volts contínuos.

O operador RMS aplicado a uma função senoidal dá como resultado o valor de pico dividido por raiz de 2.

Se a forma de onda periódica for outra, retangular ou triangular, terá outra relação entre o valor de pico e o RMS, mas sempre irá dissipar a mesma potência para um determinado valor RMS, qualquer que seja a forma de onda. E aí está a utilidade da coisa: sabendo-se o valor RMS da tensão, com qualquer forma de onda,  pode-se calcular a potencia média numa carga resistiva simplesmente quadrando os volts RMS e dividindo pela resistência, como seria feito com tensão contínua.

Pode-se calcular o valor RMS da mesma forma para a corrente. Se multiplicar o valor RMS da tensão pelo RMS da corrente, dará a potencia média em watts dissipada no resistor. Só watts, não watts RMS.

O operador RMS aplicado à forma de onda senoidal de potência terá como resultado um valor 1,224 vezes maior que a potencia média, o que nada significa, não há grandeza física associada a esse valor, nem tem utilidade prática nenhuma.

Provavelmente o termo "potência RMS" refere-se à "potência média calculada utilizando a tensão RMS", o que explica a origem do erro mas não justifica o seu emprego. Quando a Anatel diz que a máxima potência permitida aos radioamadores é 1000 watts RMS, quer dizer 817 watts médios? Ou é 1000 médio? E se for médio a longo termo, é sem modulação, modulação senoidal, duplo tom ou o que? Melhor seria fazer como os americanos e utilizar o termo PEP, que significa valor de pico da potência média, ou da envoltória máxima desse sinal.

Eis a prova, para quem gosta:

A forma de onda da potência instantânea resultante do produto de tensão e corrente senoidais e em fase é uma cosenoide, deslocada acima de zero e com o dobro da frequência. Ao contrário da tensão e corrente senoidais, que tem valor médio zero, essa função tem valor médio positivo e igual à metade do valor de pico, e esse valor é a potência média que nos interessa.

Utilizando as relações trigonométricas:

sen²(x) = 0,5 - 0,5cos(2x)

cos²(x) = 0,5 + 0,5cos(2x)

E calculando para valores normalizados a potência média [P(?t)] dissipada em uma carga resistiva R=1 ohm com V=1 volt de pico

V= sen(wt)

I=V/R = sen(wt)

P(t) = VI = sen²(wt) = 0,5 - 0,5cos(2wt)

[P(wt)] = [sen²(wt)] = [0,5 - 0,5cos(2wt)]

sendo o valor médio em um numero inteiro de ciclos de cos(2wt) igual a zero,

[P(wt)]= 0,5 watts

Calculando o valor RMS  {P(wt)} da potência para o mesmo caso:
{P(wt)}= raiz [P²(wt)]

{P(wt)}= raiz [(sen²(wt))²]

{P(wt)}= raiz [(0,5 - 0,5cos(2wt))²]   

Desenvolvendo a expressão:

(0,5 - 0,5cos(2wt))² = 0,25 - 0,5cos(2wt) + 0,25cos² (2wt) =

= 0,25 - 0,5cos(2wt) + 0,25 (0,5 + 0,5cos(4wt)) =

= 0,375 - 0,5cos(2wt) + 0,125cos(4wt)

Como os termos coseno têm média zero, o valor médio da expressão acima  é = 0,375

{P(wt)} = raiz[0,375] = 0,612  "watts RMS" : 1,224 vezes maior do que a potência média correta, pura besteira.

Estou ficando rabugento com a idade...

Última atualização em Ter, 17 de Março de 2015 12:58

Pagina 6 de 8

Banner

Usuários Online

Nós temos 144 visitantes online

Estatísticas

Membros : 4
Conteúdo : 368
Links da Web : 38
Visualizações de Conteúdo : 12095062

Direitos autorais

Copyright © 2017 813am.qsl.br. Todos os direitos reservados.
Designed by JoomlArt.com.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.
Você Está Aqui